Listen

Description

Nesse episódio do Papo Lendário, Leonardo Mitocôndria, Juliano Yamada e Nilda Alcarinquë conversam sobre as amazonas.

Conheça quem foram essas guerreiras da mitologia grega.

Ouça sobre outros grupos de guerreiras, como as Icamiabas, Onna-bugeisha, e as guerreiras de Daomé.

Veja a relação das amazonas e valquírias.

- Esse episódio possui transcrição, veja mais abaixo.

-- LINKS --

Video sobre as guerreiras curdas e outras mulheres guerreiras

-- EQUIPE --

Pauta, edição: Leonardo Mitôcondria
Locução da abertura: Ira Croft
Host: Leonardo Mitôcondria
Participante: Juliano Yamada e Nilda Alcarinquë

-- APOIE o Mitografias --

-- Agradecimentos aos Apoiadores --

Adriano Gomes Carreira
Alan Franco
Alexandre Iombriller Chagas
Aline Aparecida Matias
Ana Lúcia Merege Correia
André Santos
Antunes Thiago
Bruno Gouvea Santos
Clecius Alexandre Duran
Déborah Santos
Domenica Mendes
Eder Cardoso Santana
Edmilson Zeferino da Silva
Everson
Everton Gouveia
Gabriele Tschá
Jonathan Souza de Oliveira
José Eduardo de Oliveira Silva
Leila Pereira Minetto
Leonardo Rocha da Silva
Leticia Passos Affini
Lindonil Rodrigues dos Reis
Mateus Seenem Tavares
Mayra
Nilda Alcarinquë
Petronio de Tilio Neto
Rafa Mello
Talita Kelly Martinez

-- Transcrição realizada por Amanda Barreiro (@manda_barreiro) --

[00:00:00]
[Vinheta de abertura]: Você está ouvindo Papo Lendário, podcast de mitologias do projeto Mitografias. Quer conhecer sobre mitos, lendas, folclore e muito mais? Acesse: mitografias.com.br.
[Trilha sonora]
Leonardo: Muito bem, ouvintes. E no episódio de hoje vamos falar das amazonas. No caso, então, é algo relacionado à mitologia grega, mas a gente vai um pouco além disso, pois a gente vai passar por outras culturas aí que possuem, tanto de forma histórica quanto de forma mítica, conceitos semelhantes sobre as amazonas. Então vamos usá-las como elemento central, mas dá para conversar sobre outros exemplos. E no episódio de hoje, para falar disso, estou com o Yamada…
Juliano Yamada: Olá.
Leonardo: ... e com a Nilda.
Nilda: Olá, povo.
Leonardo: É um tema que a gente nunca tinha abordado em um episódio específico, mas a gente vai acabar citando elementos de outros episódios. Bom, começando das amazonas, o pessoal conhece muito esse conceito, quem elas são e tudo, porque acaba indo um pouco para a mídia, algo mais pop. Eu acho que a amazona mais famosa de todas é a Mulher Maravilha, então o pessoal acaba conhecendo por ela, mas obviamente é da mitologia grega, então tem narrativas, tem personagens míticos aí e que, claro, são bem diferentes de como é representado na Mulher Maravilha, mas tem também suas semelhanças. Não existe uma Ilha Paraíso, com esse nome, na mitologia. Na mitologia, é um reino de guerreiras e aparece em vários mitos gregos, e aí tem-se a hipótese do nome. O nome das amazonas em si é bem forte; não é por nada que a gente tem um estado com esse nome, porque tem uma certa relação aí, que mais para frente a gente chega nisso. Mas o nome Amazonas, como um grupo de guerreiras, é algo forte, tanto que virou até uma definição.
Nilda: Definição para guerreira.
Leonardo: Isso, para grupos de guerreiras. Tanto que, ouvinte, aqui a gente não vai falar de personagens guerreiras em si, diretamente; a gente vai citar esses grupos de guerreiras, porque guerreira por si só a gente tem inúmeros exemplos históricos e míticos que mais para frente, em outros episódios, a gente pode citar, mas aqui hoje é sobre esses grupos de guerreiras.
Juliano Yamada: Nas competições também. Até hoje em competições olímpicas de hipismo mulheres são amazonas.
Leonardo: O nome até, amazonas, não se tem muita certeza da origem. Tem duas ideias em geral que uma significa o fato de elas cortarem um dos seios para melhorar o manejo do arco e flecha, e a palavra queria dizer isso, sem o seio; e outra é: tem-se a ideia de uma tribo iraniana que chamava ha-mazan,