Igreja Bíblica Batista do Planalto
Tiago Albuquerque
Data: 20/09/23
Tema: Não Existem Casos Perdidos para Jesus / Lucas 8:26-34
============================================
Em Lucas 8:26-39, vemos que Jesus não é alguém de quem podemos ter dúvida quanto a sua identidade. Esta tem sido anunciada desde as profecias do antigo testamento e através de milagres, Jesus atestou ao seu tempo que ele era de fato Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Nesse trecho de Lucas, Jesus enfrenta um exército inteiro de demônios. Ao final dessa história, entretanto, vemos que apesar da diferença em números, Jesus mantém a sua autoridade sobre as forças do mal e os efeitos do mundo caído. Além de ressaltar a misericórdia e graça para com um homem que seria considerado um caso perdido para o mundo.
“Não existem casos perdidos para Jesus”. Por quê?
Ele é mais poderoso que os poderes do inferno.
Ele é mais gracioso que a pior das desgraças humanas.
Mas a realidade é que todos os homens são casos perdidos SEM Jesus.
Em Efésios 2: 1-3 é afirmado que TODAS as pessoas se não estão vivendo para Cristo, arrependidos de seus pecados, salvos pela graça de Deus, estão de alguma forma debaixo da influência direta das forças do mal. O percurso desse mundo é guiado por Satanás, pelo espírito que atua nos filhos da desobediência, o desprazer e rejeição sobre o que Deus pensa sobre nós em sua palavra.
No versículo 28, a legião é que se apresenta a Jesus, o homem não o conhecia. V.27,29 - O estado do possuído era tal que as pessoas não mais enxergavam o homem por trás do demônio. Vale destacar que a bíblia faz uma diferença clara entre transtornos mentais e possessões demoníacas, por mais que o mundo os iguale muitas vezes, tratando o corpo, limitando o homem e consequentemente o do demônio que o possua. Mas não existem casos perdidos para Jesus, mesmo que os olhos mundanos vejam assim.
V.28- Os demônios reconhecem a dignidade e a identidade de Cristo, mesmo que respondendo em ódio ou submissão. Externamente, ele seria como qualquer outro homem galileu, mas eles reconhecem-no como Filho do Deus Altíssimo, o Deus que contém todas as coisas debaixo de sua autoridade, o Criador. O Deus criador que nasceu como homem, foi homem de verdade sem deixar de ser Deus. V.31- Eles também conhecem do destino determinado a eles, de condenação eterna, ainda que não saibam a hora. Afinal, em 2 Pedro 2:4 e Judas 1:5-6, a bíblia fala claramente que houve uma queda no reino angelical e alguns anjos caídos ficaram soltos, mas outros foram para o inferno, o abismo reservado para o dia do juízo.
Assim, até os demônios já sabem que no final dessa história, Deus ganha.
Se até aqueles que primeiro se rebelaram contra o Criador sabem disso, deveríamos também perceber a nossa condição de perdidos, de que prestaremos conta diante de Deus. Contudo, o homem moderno brinca com aquele que causa terror no inferno e ainda consegue seguir a vida com satanás a sua espreita e o dia do julgamento final o condenando, apontando para a dívida que só pode ser sanada por Jesus Cristo.
É em Cristo que os poderes do maligno se abalam. É em Cristo que todos nós, os casos perdidos, encontram o propósito de suas almas e ao nos colocarmos diante da cruz, arrependidos de nossa desobediência, passamos a guardar a certeza de que Jesus responderá a nosso favor diante do Pai no dia do juízo.
============================================
ONDE NOS ENCONTRAR
Nosso site
✔ https://www.ibbplanalto.com.br/
Redes Sociais
✔ Instagram: https://www.instagram.com/ibbplanalto...
✔ Facebook: https://www.facebook.com/ibbpplanalto...
✔ Deixe seu like e compartilhe se gostou ☺
✔ Inscreva-se no canal ☺
✔ Selecione para receber notificações clicando no sininho pelo seu celular e/ou computador ☺
Endereço
Av. Dr. José Martins Rodrigues, 155
Edson Queiroz, Fortaleza - CE,
CEP: 60811-520
Programação semanal
Quarta-feira: Culto de oração às 19h30