Quando Paulo foi libertado do seu primeiro encarceramento, ele levou Timóteo e Tito com ele de volta para a Ásia Menor, depois que eles deixaram Tito em Creta. Eles foram por Éfeso a caminho da Macedônia. Lá eles encontraram falsos mestres que haviam virtualmente tomado a igreja - exatamente como Paulo havia previsto que eles iriam fazer (Atos 20: 29-30).
Paulo teve que correr para a Macedônia (Filipenses 2:19-24), mas a situação em Éfeso precisava de ajuda. Ele deixou Timóteo no comando da igreja, dando-lhe instruções para lidar com os hereges que haviam se tornado líderes na igreja (1 Timóteo 1: 3,4).
Wallace sugere que, depois de passar algum tempo em Filipos, além de Corinto (4:20), Paulo passou o inverno em Nicópolis (existiam pelo menos 9 cidades com esse nome), no sul do Adriático (Tito 3:12). Após o inverno de 63-64 d.C, Paulo tentou retornar a Éfeso por meio de Trôade. Lá, ele foi preso novamente por instigação de Alexandre, o latoeiro (4:13-14). E será decapitado algum momento no ano de 67 d.C. Estamos diante dos últimos 5 anos de Paulo. É provável que Paulo tenha pouco mais de 60 anos.
Retomando ao que Tito tem ensinado. Ter a igreja em ordem significa viver ordenado pela agenda de Deus
O que seria a agenda de Deus?
Nessa conclusão, nós vemos dois elementos que compõe a agenda de Deus pra você.
1. O avanço do Reino – v. 12, 13
2. A prática de boas obras – v. 14