Conversa entre Danilo Matos, Rui Campos Matos, Isabel Santa Clara, Duarte Caldeira
PORTA33 — 28.04.2018
UM GRUPO DE CIDADÃOS, RECONHECENDO A QUALIDADE DA OBRA DO ESCULTOR AMÂNDIO DE SOUSA, NASCIDO NO FUNCHAL EM 1934, DECIDIU PROMOVER UMA SUBSCRIÇÃO PÚBLICA DESTINADA À REALIZAÇÃO DE UMA OBRA DE SUA AUTORIA QUE SERÁ OFERECIDA À CIDADE DO FUNCHAL.
A exposição promovida pela Porta33 tem o objectivo de enquadrar e divulgar o propósito, surgido em Dezembro de 2016 por iniciativa de um grupo de cidadãos, de realizar uma subscrição pública para viabilizar a colocação de uma escultura de Amândio de Sousa na cidade do Funchal para o que foi criado o NIB001800034650065802045.
A escultura de Amândio de Sousa será colocada no Parque de Santa Catarina desta Cidade e conta com o apoio logístico da Câmara Municipal do Funchal. Trata-se de uma escultura em aço (3,80x3,80x3,80metros), com aplicação de cor e assente sobre uma fundação oculta.
Para o lançamento da subscrição pública e boa execução do projecto o grupo de cidadãos constituiu um núcleo promotor com o apoio manifesto de empresários, artistas, engenheiros, arquitectos, professores universitários e investigadores, entre os quais António Loja, António Marques da Silva, Ana Isabel Portugal, António Trindade, Duarte Caldeira, Danilo Matos, Idalina Sardinha, Isabel Santa Clara, José Júlio de Castro Fernandes, José A. Paradela, Marcelino Castro, Rita Rodrigues e Rui Campos Matos.
A Porta33 associou-se a esta iniciativa comunitária, destinada à valorização do património artístico do Funchal e que presta homenagem aos que, com a sua arte, dão ou deram o seu contributo para tornar esta cidade mais humana, promovendo a sua divulgação e organizando nas suas instalações, à Rua do Quebra Costas, uma exposição deste projecto para o espaço público e um conjunto de conferências associadas ao tema, nas quais participarão, entre outros, Nuno Faria (5 Maio), Duarte Encarnação (12 Maio), Samuel Meyler (19 Maio), Gabriela Vaz-Pinheiro (26 Maio) e Miguel von Hafe Pérez (2 Junho).
Ainda, durante o período da exposição de Amândio de Sousa, a Porta33 organizará outras iniciativas, destinadas ao público em geral, comunidade escolar, crianças e famílias. O programa produzido pelo Serviço Educativo da Porta33 pode ser consultado no site em www.porta33.com.