Look for any podcast host, guest or anyone

Listen

Description

As brigas são boas para o seu relacionamento!

Nós temos um certo preconceito quanto as brigas em um relacionamento, geralmente achamos que elas são ruins, que podem arruinar um relacionamento e, principalmente, que são os sinais de um relacionamento ruim. E de fato, brigar é um saco! Eu mesma gostaria de abolir para sempre as brigas no meu relacionamento, mas a verdade é que elas podem ser boas e até salvar um relacionamento.

Porque pior do que ter brigas no seu relacionamento, é NÃO ter brigas.

"Nossa, agora a minha cabeça bugou de vez!”

Então deixa eu te contar a nossa história.
No começo do relacionamento, eu e a Bárbara nunca brigávamos, era tudo lindo e maravilhoso (mas também dá um desconto, porque era tudo muito novo né?). Depois de um ou dois anos, nós começamos a discutir sobre pequenas coisas do dia a dia, não eram brigas grandes, a gente não ficava sem se falar ou algo do tipo, mas sempre tinha uma discussãozinha ou outra no nosso dia a dia.
Só que essas brigas começaram a se intensificar, ficar cada vez mais recorrentes e cada vez por motivos mais bobos. Nós vivíamos brigando inclusive na frente de outras pessoas, de amigos, família, etc.
Era uma vergonha, mas era simplesmente inevitável, parecia que a gente se irritava com tudo o que a outra fazia.
E por fim, por volta de 2018, nós passamos por um estágio onde nós paramos com essas discussões do dia a dia, a gente já não ficava mais brigando toda hora.
E aí você deve achar que as coisas se resolveram né? Mas é justamente o contrário! Nessa fase a gente já estava tão de saco cheio de brigar, que nós simplesmente paramos de brigar. E essa foi a fase mais perigosa para o nosso relacionamento.

E por que? Porque a gente continuava se irritando, continuava ficando brava e irritada com o comportamento uma da outra, mas a gente já não se importava a ponto de querer resolver aquilo. A gente simplesmente ignorava isso, até que se esquecesse e tocava dia após dia com várias frustrações, mas sem resolver nada.
Até vinha uma vontade louca de brigar, mas só de pensar em entrar em mais uma discussão, a gente já começava a pensar em todas as desculpas que a outra ia usar, já sabíamos que a gente ia tratar de um assunto, prometer mudar, mas que na real, tudo continuaria igual. "Então pra que brigar? Vamos só continuar que logo passa”. Esse era o pensamento e é justamente esse pensamento que você não pode deixar surgir no seu relacionamento!

As brigas realmente são um saco e queremos evitá-las a todo custo, mas como um relacionamento se trata de duas pessoas com diferentes opiniões, crenças e expectativas, é simplesmente inevitável que as vezes tenham discussões.
E não tem nada de errado com isso, desde que vocês tenham o objetivo certo em mente. Mas antes de te contar o objetivo certo, quero te contar sobre os objetivos errados de uma briga:
Muitos casais acabam brigando e discutindo para provar que estão certos, para expressar uma indignação, algo que eles esperavam e que o outro não fez ou cobrar uma expectativa que as vezes o outro nem sabia que você estava esperando dele. E nesses casos realmente as brigas são terríveis, pois o único objetivo delas é ganhar a discussão. Mas se alguém ganha uma discussão, necessariamente, outra pessoa perde, certo?
E se alguém perde nisso, consequentemente o seu relacionamento também perde. Pois não estamos com ninguém para nos sentirmos tristes, frustrados, perdendo batalhas. Pelo contrário, queremos apoio, suporte, evolução.

Então o objetivo correto que o casal tem que ter em mente na hora de brigar é: Essa briga deve servir como uma maneira de melhorar o nosso relacionamento.

E com isso em mente, é legal estabelecer pequenos “acordos” com seu/sua parceiro(a) para que os dois caminhem em direção a esse objetivo, de levar essa discussão de maneira que ela sirva com um degrau de melhoria para o casal. E aqui nós damos 6 dicas de acordos que vocês podem usar para ter uma briga construtiva, que melhore seu relacionamento.

Instagram @barbaraebru
Facebook @brueba
www.barbaraebruna.com

Link do vídeo: https://youtu.be/t4pUNZLiH7A