Listen

Description

Musa paradisiaca é uma dupla de artistas composta por Eduardo Guerra (Lisboa, 1986) e Miguel Ferrão (Lisboa, 1986). Formada em 2010, assumiu o nome taxonómico criado pelo botânico Carl Linnaeus para uma espécie de banana. Parodiando o contexto epistemológico da tarefa de identificar e catalogar o mundo, Musa paradisiaca busca conjurar valores, atitudes e normas em conflito.

Assumindo uma atitude dialógica, sempre presente nos seus processos de trabalho, Musa paradisiaca procura, nos espaços intersticiais do “comum”, visões de mundo mais ambíguas, manifestando-as através de instalações audiovisuais e objectos escultóricos.

Marcada por uma tensão entre a verbalidade e a não-verbalidade presentes na própria linguagem, não através da negação da fala mas antes, mediante a sua exacerbação, a prática de Musa paradisiaca presta uma atenção particular ao que se diz, a quem diz e como se diz.

Esta forma de comunicar fora de um léxico pré-definido, capaz de produzir um contacto menos mediado com o mundo, transformou a prática de Musa paradisiaca num formato de relação definido por qualidades hápticas e agregadoras que põem em evidência imaginários colectivos não-consensuais e alternativos.

Em “Solar” Musa paradisíaca conta com a colaboração de Claudia Pestana em co-produção com a Balaclava Noir.

(Este podcast foi gravado com o artista Eduardo Guerra)

Links:

https://www.musaparadisiaca.net/

https://www.fundacaoedp.pt/pt/artista/musa-paradisiaca

https://www.bocabienal.org/musa-paradisiaca/

https://21-22.anozero-bienaldecoimbra.pt/artists/musa-paradisiaca

https://col-antoniocachola.com/?cat=1278&lang=pt

https://www.quadradoazul.pt/en/qa/artist/paradisiaca-musa/

https://contemporanea.pt/edicoes/01-02-03-2020/musa-paradisiaca-i-beeholder

Episódio gravado a 30.05.2023

http://www.appleton.pt

Mecenas Appleton:

HCI / Colecção Maria e Armando Cabral / A2P / MyStory Hotels

Apoio:

Câmara Municipal de Lisboa