Listen

Description

O chef francês Didier Labbé é o convidado desta edição do Gastronodicas. Ele é natural da Bretanha, na França, e começou cedo na cozinha. Estudou na Escola de Gastronomia na França e se graduou como cozinheiro. Didier também é formado em confeitaria.

Sua primeira experiência profissional foi na Fondation Cartier, em Paris, como cozinheiro. Aos 24 anos, quando estava em Paris trabalhando no restaurante estrelado L’Arpège, Didier recebeu uma proposta para trabalhar no L' Orangerie, em Los Angeles. Disposto a conhecer novos lugares e culturas, Didier aceitou o convite e saiu pela primeira vez da França.

A partir de 1994 parte de sua carreira aconteceu nos EUA (com passagens por Los Angeles, Nova Iorque e Califórnia), onde implantou o conceito de "bistronomique”, uma cozinha de bistrô com preços atraentes. Em São Francisco, Didier chegou a ter seu próprio restaurante, o Clementine (de 1998 a 2007), que chegou a ser escolhido Bib Gourmand pelo Guia Michelin.

Didier veio ao Rio de Janeiro pela primeira vez em 2006 para visitar as filhas, que estavam morando na cidade. "Eu vinha sempre que possível ver as minhas filhas. Na época ainda tinha o Clementine, ou seja, não era uma missão tão simples. Com tantas idas e vindas aprendi a amar o Rio. Numa dessas viagens, conheci a Ana Virgínia, minha esposa. Tudo isso me deu forças para vender o meu restaurante e viver perto das minhas filhas e do meu novo amor", explica Didier.

Antes de ter seu próprio restaurante no Rio, Didier trabalhou durante dez anos no comando das cozinhas do Grupo do chef Claude Troisgros. Em 2018, o chef decidiu ter o seu próprio negócio e abriu, no Jardim Botânico, o Didier, restaurante franco-brasileiro com produtos de qualidade, valorização do ingrediente local, o toque autoral do chef e preços acessíveis.

Após 4 anos no Jardim Botânico, Didier se mudou para outro bairro tradicional. A nova casa, na Rua Vinícius de Moraes, 124, em Ipanema, tem capacidade para 56 lugares e foi totalmente reformada. Destaque para a charmosa varanda pet friendly, para o bar no salão principal e, em breve, para o rooftop, em clima de lounge, que será um ambiente especial para a realização de eventos e jantares harmonizados.