João Diamante é o convidado desta edição do Gastronodicas. Ele tem uma história típica de 80% da população brasileira. Veio do Nordeste e foi criado em favela no Rio de Janeiro. Nascido na Bahia, mas criado pela mãe na comunidade de Divinéia, subúrbio do Rio de Janeiro, o chef eleito pelo site Infood como revelação em 2017, se formou por meio de programas sociais. Daí a importância de retribuir essas oportunidades com o Projeto Social Diamantes na Cozinha, no qual utiliza a gastronomia como uma ferramenta de transformação.
Preto e pobre, passou por diversas dificuldades sociais e econômicas. Com base forte dentro de projetos sociais e, através da cultura, arte e educação, conseguiu ultrapassar diversas barreiras ao longo de sua jornada. Hoje é um dos Chefs mais renomados do Brasil, dono de uma história de vida vitoriosa, mesmo com todas as dificuldades e adversidades.
Trabalhou com uma das maiores lendas da gastronomia mundial, o chef Alain Ducasse no Restaurante da Torre Eiffel e é proprietário da Lanchonete ÉNóis, onde dá visibilidade a pequenos empreendedores.
Dentre todos prêmios que ganhou durante sua caminhada, está entre os 30 jovens mais talentosos e promissores do Brasil pela Revista Forbes.
Foi jurado do programa da Rede Globo, que foi ao ar aos domingos às 14h25, ao lado da chef Paola Carosella e do apresentador Leandro Hassum.
Atualmente, Diamante trabalha com gastronomia, palestras, moda e é influenciador digital. Seu último feito foi cozinhar para o Presidente do Brasil e mais 11 chefes de estado.
É Nóis – Nova Lanchonete na Tijuca
O chef João Diamante está abrindo a sua primeira lanchonete, batizada de "É Nóis". O local escolhido é a Rua Visconde de Itamarati 42, na Tijuca. O espaço, uma portinha cool e descolada, oferece clássicos do Street Food, como pizzas, hambúrgueres, variados tipos de coxinhas e empadinhas, dentre outros produtos que têm gostinho dos lanches de infância."O "É Nóis" vem da coletividade. Teremos diversos empreendedores expondo seus produtos na lanchonete e nos seus lanches terão seus respectivos nomes no cardápio, como exemplo: Coxinha da Dona Jô, Risole da Lu, etc. Será um espaço de collab, de conexão com os demais empreendedores", explica Diamante. Com capacidade para apenas 10 pessoas, o destaque será o take away e o delivery na região da grande Tijuca, bem próximo ao estádio do Maracanã.