Marcelo Barcellos é o convidado desta edição do Gastronodicas. O desejo de ser chef de cozinha surgiu do sonho de perpetuar um dom familiar. Nos momentos mais lúdicos da infância, nas mesas dos Barcellos, nos jantares da Meninha, nas incríveis massas de Don Giovanni, no caramanchão do sítio em Minas com roda de repente e sanfona, onde tudo desde os tira gostos mais simples aos pratos sofisticados eram degustados e criticados por todos.
Sua primeira experiência profissional na cozinha foi vendendo sanduíche natural na Joatinga, a partir dos 16 anos, trabalhou por três verões. Já nesta época, pensando em produtos de qualidade e mais saudável, trabalhando com quatro tipos de pães: alemão, integral, centeio (estes de fermentação natural – Pães do Bento) e árabe. Nos recheios não usava maionese, substituindo por cream cheese de queijo Minas, ricota e iogurte natural. Levava quatro recheios: cream cheese, ervas frescas com castanhas e frutas secas e três coberturas: abacaxi no mel, passas importada e salada acompanhada “vinagrete” de limão com azeite extra virgem. Os sanduíches eram montados na hora.
Depois de trabalhar e comandar inúmeras restaurantes no Rio e em São Paulo, o chef abriu o Restaurante BARSA no Cadeg, revolucionando o hoje Mercado Municipal do Rio de janeiro, em 2019 inaugurou a primeira filial do Barsa, no Shopping Uptown na Barra da Tijuca.
Há 6 meses abriu o Restaurante BABÁ, no Leblon, na quadra da praia, com vista para o mar do Leblon, com direito a chuveirão para o pós praia. Com uma pegada de botequim carioca com as tascas mediterrâneas.