Listen

Description

Anfitrião: Jorge Pinto

Co-anfitrião: Vitor Ferreira

DEDICATÓRIA

Tradicionalmente visto como um género dominado por homens, parece que há mais mulheres no prog rock do que nunca. Passado o Dia Internacional da Mulher ocorreu-me pensar como são aceites, quem são os principais exemplos e o que significa para a música?

Não há como negar que o rock progressivo está a evoluir. Mudou significativamente desde a era dos anos 70 que foi amplamente associado a algumas bandas-chave, homens a vestir capas e solos de guitarra alongados. Ou, para alguns dos ouvintes mais jovens da música: música de que o pai gosta.

Agora, a cena está a ser reinventada: a música progressiva há muito que incorpora estilos como o art rock e o folk, mas novos géneros como o djent e a fusão do prog e do metal são para ouvir em igual medida.

Um dos fatores que trouxe mais mulheres para a cena do prog foi o encorajamento que ganharam ao ver outras mulheres envolvidas no género. Além da Kate Bush, Annie Haslam Dos Renaissance e Sonja Kristina dos Curved Air, inicialmente havia poucas mulheres para admirar na música prog.

Mas os nossos tempos são para as pessoas e não apenas dos homens, daí este episódio especial para igualizar as mulheres num episódio masterizado por homens enquanto as mulheres se divertem.

SetList

1.WITHIN TEMPTATION

Feat Sharon den Adel Com Tarja Turunen – Paradise (What about us) –

Album Hoomónimo 2013

2.TUOMAS HOLOPAINEN (Lifetime of Adventure)

Feat Johanna Kurkela.

The Life and times of Scrooge – (2014)~

3.Lene Lovich – Home

4.Suzy Quattro – 48 Crash

5.Dark Sarah – Clifhanger - ~

Feat. Heidi Parviainen

The Puzzle – (2016)

6.Deborah Harry – One way or another

7.Nightwish – Storytime – Vehicle of Spirit (2016)

Feat Floor Jansen           

8.   Maggie Reilly – Talk About your life

Album Discovery (Mike Oldfield) - 1984

9.Runaways – Queens of Noise