Listen

Description

Anfitrião: Jorge Pinto

Convidado: Vitor Ferreira

Talvez este seja um episódios do Prog Rock Café mais difíceis porque vamos compartilhar a banda formada nos anos 70 diferente de tudo o que já ouviste até hoje e acredito, para recordares durante muito tempo na tua vida.

Para quem não conhece, o grupo Magma foi formado em França no fim dos anos 60 com toda a excentricidade de seu líder e baterista gênio/lunático Christian Vander, que deu mais vida ao rock progressivo criando um sub-gênero próprio denominado por Zeuhl, que significa "celeste" no dialeto Kobaïan, linguagem também criada por Vander e exclusiva da banda. Esta linguagem tornou-se uma característica de extrema importância para todo o sucesso dos Magma.

Desde que lançou o seu álbum de estreia em 1970, o grupo de rock francês Magma cativou os ouvintes com uma fusão explosiva de rock, jazz e composição clássica, incluindo poderosos metais, e vozes misteriosas concebidas na sua própria linguagem excêntrica para completar o seu som único.

O álbum de 1973 "Mekanïk Destruktïw Kommandöh" tem o trabalho mais realizado e renomeado, conquistando-lhe um lugar na edição francesa da lista de melhores álbuns de Rock francês da Rolling Stone. A sua influência é clara em álbuns como Fear of Music by Talking Heads, e traça paralelos com grupos alemães como Can e Amon Duul, bem como atos de fusão de prog e jazz.

Ser um grupo com um estilo tão estranho e música experimental tornou-os difíceis de classificar, e valeu-lhes um estatuto de culto entre os fãs de psiquiatria e prog.

Set List:

UNIVERSIA ZEKT - Unamables (1972)

1-   Altcheringa

MAGMA – Mekanïk Destruktïw Kommandöh (1973)

2-   Hortz Fur Dëhn Stekëhn Ẁest

3-   Ïma Sürï Dondaï

MAGMA – Köhntarkösz (1974)

4-   Köhntarkösz — Part One

5-   Coltrane Sündïa