Listen

Description

Anfitrião: Jorge Pinto

Co-Anfitrião: Vitor Ferreira

Este podcast inclui clippings do Podcast "This is the Thing" de Alex Baldwin para ouvirmos revelações pela própria voz do Jon Anderson.

Obrigado à IHeartRadio

INTRO

Muitas palavras podem ser usadas para descrever o cantor-compositor Jon Anderson; cauteloso não é uma delas.

Nascido em Inglaterra em 1944, começou a cantar na rota diária do seu irmão como leiteiro antes de cair de cabeça primeiro no rock n' roll. Depois de conhecer o baixista Chris Squire no final dos anos 60, juntou-se a um grupo de rock chamado Mabel Greer's Toy Shop - e os dois partiram para formar uma banda que mais tarde foi rebaptizada Yes.

Agora um verdadeiro Hippie idoso, já vendeu mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo. Mas para o aventureiro Anderson - cuja interpretação de Goldfinger lhe valeu o apelido "The Shirley Bassey of Rock and Roll", ainda se trata da música.

Biografia

 

25 Outubro 1944 (idade 77)

Accrington, Lancashire, England, Reino Unido

Jon Anderson - nascido John Roy Anderson em Accrington, Lancashire, Inglaterra, em 25 de outubro de 1944, filho de irlandeses. É multiinstrumentista, poeta e compositor Britânico. A sua voz é inconfundível de um tom agudo e angélico, classificado como alto tenor (ele não canta em falseto).

Originalmente vocalista, compositor e maestro do grupo de rock progressivo inglês Yes (também classificado como Symphonic Rock).

A sua carreira solo caracteriza-se quase como multi-étnica, world music; grava com excelentes músicos de todos os continentes. Já gravou um disco com ritmos da América Latina, chamado Deseo, no qual participa o músico brasileiro Milton Nascimento. Já gravou em parceria com Vangelis (Jon & Vangelis) e com Kitaro (Island of Life).

O seu primeiro disco a solo foi "Olias of Sunhillow" - um clássico dos anos 70. Neste disco Jon fez as composições e execução de todas as músicas, tocando todos os instrumentos. Sozinho.

A sua música é às vezes new age, às vezes romântica, às vezes não rotulável e as suas letras mostram sua profunda espiritualidade devota, quase religiosa, com ideais de fraternidade, harmonia, alegria e aventura divinal. As suas letras são decoradas com auras de astros e espiritualizadas, algumas são muito tocadas no mundo gospel.

Outros temas recorrentes na sua obra são o ambientalismo, pacifismo, adoração ao sol

Curiosidades:

- Jon trocou o nome de John para Jon, quando teve um sonho em que era chamado Jonathan. Isto pode ser verificado nos discos dos Yes até ao LP The Yes Album. No disco seguinte, Fragile, ele já passa a assinar como Jon

- Jon é chamado de Napoleão pelos outros membros do grupo, notadamente pela sua estatura diminuta

Solo:

* Olias of Sunhillow (1976)

* Song of Seven (1980)

* Animation (1982)

* 3 Ships (1985)

* In The City of Angels (1988)

* The Best of South America (1994)

* Deseo (1994)

* Change We Must (1994)

* Angels Embrace (1995)

* Toltec (1996)

* Lost Tapes of Opio (1996)

* The Promise Ring (1997)

* Earth Mother Earth (1997)

* The More You Know (1998)

* Animation (Re-Release on CD) (2006)

* The Lost Tapes (20 CD Box) (2006-2007)

SETLIST

COMPLETAS

Wonderous Stories (Going for the One)

You and I (Going for the One)

The Meeting (Anderson, Bruford, Wakeman, Howe) - 1989

Soon (Relayer)

Awaken (Going for the One)

Turn of the Century (Going for the One)

EXTRACTOS

Parallels (Going for the One)

Roundabout (Fragile)

Jon and Vangelis - I'll Find My Way Home

Hold on to Love