Listen

Description

itunes pic
Produzido por Marco Mazzola, Alucinação foi o segundo álbum de Belchior. Se o primeiro, Mote e Glosa, tinha sido lançado sem repercussão em 1974, o segundo projetou o artista como cantor, no rastro da consagração como compositor com a explosão dos dois sucessos "Como Nossos Pais" e "Velha Roupa Colorida" lançados por Elis Regina em Falso Brilhante.

Alucinação é um álbum de atitude roqueira com influências de Bob Dylan, mas, transita pelo folk e pela MPB. O disco só foi lançado por insistência do produtor Marco Mazzola. Ao ouvir uma fita cassete com músicas de Belchior na casa de Elis, que selecionava o repertório do espetáculo Falso Brilhante, Mazzola ficou em êxtase com a obra do artista e convenceu a diretoria da Philips a contratar Belchior e a lançar um álbum deste artista que, na época, já estava desgarrado do Pessoal do Ceará.

O resultado foi um álbum atemporal, cujo repertório fez um inventário emocional das perdas e ganhos da geração de 1960, a que sonhou com um mundo melhor. Além de Como Nossos Pais e de Velha Roupa Colorida, músicas gravadas por Elis naquele mesmo ano de 1976 no álbum Falso Brilhante, Alucinação nos presenteou ainda com "Apenas um Rapaz Latino Americano" – o hit do cantor pelo qual é reconhecido até hoje e reciclou "A Palo Seco", música que Belchior lançou em compacto de 1973 e que incluíu no álbum de estreia de 1974.

Alucinação, Antes do Fim, Como o Diabo Gosta, Fotografia 3x4, Não Leve Flores e Sujeito de Sorte completam o repertório deste álbum conceitual, um clássico, mesmo após 44 anos de seu lançamento. Outra curiosidade é que o álbum vendeu 30 mil cópias em apenas um mês. No total, o foram mais de 500 mil cópias, consagrando Belchior como um ídolo de massa da música popular brasileira.

Ficha técnica:
Todas as canções escritas e compostas por Belchior.
Produzido por: Marco Mazzola
Técnico de gravação: Ary Carvalhaes
Auxiliar de gravação: Paulo Sérgio (Chocô)
Auxiliar de estúdio: Rafael Azulay
Técnico de mixagem: Mazzola
Montagem: Jairo Gualberto
Corte: Joaquim Figueira
Direção de arte: Aldo Luiz
Layout e arte final: Nilo de Paula
Fotos: Januário Garcia