Mecanicismo Vs Relações Funcionais
Que tipo de raciocínio a Análise do Comportamento usa para explicar os fenômenos psicológicos? Ela se baseia no modelo explicativo de Isaac Newton e René Descartes? Ou no modelo explicativo de Ernst Mach? Neste episódio 17 do AC.aráCAST, os behavioristas Yan Valderlon, Umbelino Neto e Odilon Duarte discutem como muitas teorias psicológicas são mecanicistas e como o Behaviorismo Radical se posiciona contra o Mecanicismo na Psicologia.
Arte e design de Damom Ribeiro e Flávia Holanda.
Trilha sonora e mixagem: Catito AC.aráCAST (que trapaceia no jogo de sinuca usando a Força Jedi)
Textos recomendados:
CRUZ, Robson Nascimento da; CILLO, Eduardo Neves Pedrosa de. Do mecanicismo ao selecionismo: uma breve contextualização da transição do behaviorismo radical. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 24, n. 3, p. 375-385, set. 2008. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722008000300015&lng=en&nrm=iso
ELIAS, Liana Rosa. A apropriação do pensamento epistemológico de Ernst Mach por Freud e Skinner. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) -- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. Disponível em: .
LEÃO, Monalisa de Fátima Freitas Carneiro; LAURENTI, Carolina. Uma análise do modelo de explicação no behaviorismo radical: o estatuto do comportamento e a relação de dependência entre eventos. Interação em Psicologia [S.l.], out. 2009. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/psicologia/article/view/12462.