Listen

Description

Jacó: um homem que Deus não desiste de Amar - (Gênesis 32,22-32; Oséias 12,3-4)

“Não te largarei, se não me abençoares” (Gn 32,27)

Neste caminho espiritual que o Senhor nos confiou, te convido a mergulhar nos fundamentos da nossa vocação, num encontro consigo mesmo, no desejo de renovar a entrega de nossas vidas com um “sim” profundo e concreto para Aquele que nos escolheu: Jesus. Para ilustrar esta estrada que precisamos percorrer para alcançarmos a santidade, encontramos no livro de Gênesis um fragmento de difícil interpretação, mas de grande importância na nossa vida de fé e de oração: trata-se do relato da luta de Jacó com Deus no vau de Jaboque.

Como lestes no texto bíblico, Jacó tinha tirado do seu irmão Esaú a primogenitura, e depois recebeu de maneira enganosa a bênção do seu pai Isaac, que nesse momento era muito idoso, aproveitando-se da sua cegueira. Fugindo da ira de Esaú, refugiou-se na casa de um parente, Labão.

Se casou, enriqueceu e voltou à sua terra natal, disposto a enfrentar o seu irmão, depois de ter tomado algumas prudentes medidas. Mas quando tudo estava preparado para este encontro, depois de ter feito que os que estavam com ele atravessassem o vau que delimitava o território de Esaú, Jacó ficou sozinho. Ali, foi agredido por um desconhecido, com quem lutou a noite inteira. Essa luta corpo a corpo (que encontramos no capítulo 32 do Livro do Gênesis) se converte para ele em uma singular experiência de Deus.