Na manhã desta quarta-feira (10/04), tivemos a divulgação do IPCA referente ao mês de março.
A inflação em março registrou alta de 0,16%, ficando abaixo das expectativas do mercado, que eram de 0,25%. No ano, o índice acumula alta de 1,42%, enquanto nos últimos 12 meses a alta observada é de 3,93%.
No período apurado, a alta segue sendo dirigida pelo aumento dos preços do grupo de alimentação e bebidas, que apesar do recuo frente ao mês anterior, teve alta de 0,53%.
O resultado apurado foi impactado pelo aumento da alimentação em domicílio, que teve evolução de 0,59%. Alimentos como a cebola, o tomate e o ovo de galinha tiveram alta de 14,34%, 9,85% e 4,59%, respectivamente.
Já o grupo de transportes, apresentou deflação de 0,33% no período apurado, influenciado, principalmente, pelo recuo de preços das passagens aéreas e da gasolina, item que no mês de fevereiro apresentou o maior impacto individual no IPCA.
Além do grupo de transportes, outros dois apresentaram deflação no mês de março: artigos de residência, com queda de 0,04% e comunicação, com deflação de 0,13%.
Ouça agora no detalhe a visão do Rodrigo Caetano, Analista de Investimentos na Toro, sobre os desdobramentos da divulgação.
Disponível também nas principais plataformas de podcast.