Listen

Description

No livro 1984, escrito por George Orwell, Winston, protagonista do romance distópico, trabalha no Ministério da Verdade - um braço burocrático do governo do Grande Irmão que manipula os fatos e as notícias para torná-las ferramentas de confirmação da ideologia do Partido. O que Orwell diria se descobrisse que esse mecanismo de reconstrução da verdade está hoje disseminado por milhares de portais, blogs, sites, perfis nas redes sociais? O que diria se descobrisse que o Grande Irmão, em sua obra unificado na figura de um líder totalitário, está na realidade fragmentado nas vozes de milhares de influenciadores?
O fato é que em nossa realidade a Verdade e a Opinião Pública estão jogadas no formigueiro das Fake News, sendo devoradas e digeridas por uma colônia de produtores de conteúdo para serem moldadas em uma versão mais nutritiva para um determinado plano de governo. O que talvez ainda reste da distopia orwelliana em nossa realidade são os questionamentos: quem é a formiga-rainha? Quem alimenta o formigueiro?
E para responder essas perguntas, batemos um papo com o advogado, pesquisador e professor universitário, Diogo Rais, fundador do Instituto Liberdade Digital e especialista no estudo sobre Fake News e Liberdade de Expressão. Távola é uma produção TVL&Co. Edição: Sérgio Pinheiro (MS Produção Sonora). Gravação: MS Produção Sonora.  Mais informações no Instagram @tavolapodcast e no Twitter @tavola_podcast.