Listen

Description

Lucas 18: 35 a 43 - “E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. 36. E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. 37. E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava. 38. Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. 39. E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! 40. Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou- lhe, 41. Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. 42. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. 43. E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.”
Marcos 10: 46 a 52 -

Temos três acontecimentos importantes.
1- Persistência do cego
2- Que queres que eu te faça?
3- Senhor que eu torne a ver

Existem coisas importantes na vida do ser humano, seja ele cristão ou não, que é a persistência; ou seja, o não baixar a guarda nunca, não desanimar, não desistir jamais.

Essa é a primeira lição que aprendemos nesse capítulo de Lucas sobre o cego de Jericó.

1 - A persistência !
O deixar para depois ou desistir de alguma coisa que iniciamos é muito comum entre nós.
Muitos iniciam projetos, planejam uma série de coisas tanto na vida secular, como na própria igreja e na primeira dificuldade, primeiro obstáculo desistimos de tudo.
Imaginemos o que esse homem já havia passado, tantas dificuldades, traumas, pois vemos no versículo 41 que ele não era cego de nascença, em um certo momento de sua vida ele enxergava, tinha a visão normal. E enquanto ele gritava por Jesus as pessoas o repreendiam para que se calasse e não eram poucas eram um tropel de multidões.
O que era normal acontecer? Desistir ou continuar?
Não podemos deixar que nada atrapalhe ou dificulte o nosso caminho, seja secular ou ministerial. O nosso alvo tem que ser o Senhor.
Grite, clame por Ele!

2 - Que queres que eu te faça ?
A primeira vista, a pergunta que Jesus fez teria uma resposta óbvia. Se ele estava cego, é claro que queria tornar a ver.
Há algo muito importante a ser dito nesse trecho, aqui há uma mistura de clamor seguida de fé. Deus se alegra quando depositamos a nossa confiança nEle seguida do nosso clamor.

Salmos 120: 1.

Jeremias 33: 3.

Jeremias recebe essa palavra do Senhor num momento de aflição, porque a perseguição contra os profetas era muito grande.
Diferente do cego de Jericó que tinha um problema físico e que problema!
Em ambas situações nós vemos o poder de Deus agindo mediante o clamor e a fé manifestada em nós.

3. Senhor que eu torne a Ver
Talvez esteja sendo um pouco drástico; me perdoem, mas, precisamos tornar a Ver!
Há algo que me incomoda as vezes, que é o fato de acharmos que somos a última bolacha do pacote ou a cereja do bolo. Nos achamos tão conhecedores da palavra, oramos, jejuamos e infelizmente muitos de nós tem perdido a humildade que é substituída por auto-crítica.
A palavra de Deus é simples, sendo assim, também temos que ser simples. Quanto mais conhecemos, mais críticos ficamos. Precisamos voltar ao primeiro amor todos os dias.

Oséias 6: 1 e 2 -

Tornemos para o Senhor com adoração sincera, fujamos da religiosidade, porém, Ele nos forja e nos prepara para a guerra.
Lancemos mão de nossas inseguranças, complexos, ou seja, lancemos fora a capa e nos levantemos para sermos curados pelo Senhor.

Pr Feliciano de Oliveira
Igreja Betlehem