Listen

Description

No programa dessa semana debatemos um pouco sobre o tratamento dos povos indígenas pelo Estado brasileiro. Você sabe como foi o processo de conquista dos direitos indígenas? E sabe como tem sido o asseguramento deles nos últimos governos? As violências que historicamente vêm recaindo sobre esses povos, nas mais diversas esferas, foram legitimadas pelo direito internacional, que estruturou e permitiu a manutenção da opressão da diversidade cultural e identitária no mundo. 

No contexto recente, os povos indígenas precisaram resistir às tentativas de retrocesso e retirada de direitos conquistados. Dois problemas recorrentes são a demarcação de Terras Indígenas (TI 's) e o desmatamento da Floresta Amazônica. 

Para esse debate contamos com a presença da Rayane Xipaya, diretora do Instituto Juma, co-fundadora da marca Apirinã eco, integrante da Liga Acadêmica de Assuntos Indígenas Yandê, ativista indígena e estudante de Relações Internacionais da UFSM.

Nos Sons Austrais as indicamos as musicas "Xondaro Ka'aguy reguá" de Owerá e “Saudade da Aldeia”, de Djuena Tikuna.

As indicações culturais do Momento Griô são o documentário “Nossos espíritos seguem chegando” (Nhe’ẽ kuery jogueru teri), que foi filmado na aldeia Tekoa Ko’eju; e também o documentário “Konhun Mág: O caminho da volta à Floresta de Canela”. 

Os nossos programas são transmitidos pela UniFM 107.9 nas terças-feiras às 14h.