No programa desta semana, intitulado “Estigma e auto representação da comunidade Queer” iremos discutir acerca das dificuldades e desconhecimentos por parte da comunidade LGBTQIA+ no processo de auto incorporar a comunidade Queer na mesma. Esse programa dará início a um junho temático aqui no Paralelo 33, visto que, de forma à homenagear o mês do Orgulho LGBTQIA+, nós preparamos programas temáticos, dedicado a essa comunidade, a fim de aprofundarmos questões que são relacionadas com essa população.
Dessa maneira, primeiramente será feito uma contextualização histórica, com a finalidade de compreendermos de forma correta o que significa “Queer”. Posteriormente, nosso episódio será voltado para a contemporaneidade, a atualidade, a fim de trazer questões que são recentes e pertinentes, que se relacionam em torno dessa comunidade.
No quadro Sons Austrais, indicamos a música “Eu não vou morrer”, da cantora, compositora, escritora, performer, artista visual e evangelista Ventura Profana. Por sua vez, as indicações culturais do Momento Griô são, primeiramente, um documentário brasileiro denominado “Além das 7 cores”, que foi dirigido por Camila Biau, está disponível no youtube, e foi feito em 2012, tratando-se de uma crônica Queer. Além disso,a segunda recomendação é o “Oriented”, que foi dirigido por Jake Witzenfeld, e está disponível na Netflix. Esta é uma obra feita em 2015, e trata acerca de três amigos gays palestinos que vivem em Israel. e demonstra diversos aspectos, tais como seus pontos de vistas políticos e sociais, crises e auto-aceitações.
Os nossos programas são transmitidos pela UniFM 107.9 nas terças-feiras às 14h.