Você sabia que atualmente mais de 50 milhões de pessoas vivem em situação de escravidão? E que esse número tem aumentado, ano após ano?
Sabia que se todas as pessoas vítimas da escravidão moderna morassem em uma mesma cidade, essa seria a 3ª(terceira) maior cidade do mundo?
A escravidão, na sua forma original, estava relacionada a guerras e conquistas de territórios, em que os povos que batalhavam e perdiam eram submetidos ao trabalho forçado pelos vencedores. Com a invasão europeia no continente africano e o tráfico negreiro, a escravidão passou a ter um aspecto étnico-racial com a “racialização da escravidão”
No episódio dessa semana conversamos sobre a escravidão contemporânea, as suas raízes históricas e estruturais e as suas implicações nos dias atuais, buscando popularizar o debate e conscientizar sobre a existência da escravidão atualmente.
🎶 Nos “Sons Austrais” as nossas indicações são as músicas “Zumbi” de Jorge Ben Jor e “Retirantes” de Dorival Caymmi e Jorge Amado.
🎬 Para o “Momento Griô” as nossas indicações culturais são o documentário "The true Cost", de 2012, dirigido por Andrew Morgan. Os filme “Sete Prisioneiros”, “Xica da Silva” e “Quanto Vale ou é por Kilo?” de 2005.
⏰ O Paralelo também vai ao ar todas às terças-feiras, às 14h, na rádio UniFM 107.9, com reprise na sexta-feira na rádio Universidade 800AM.
📍 Gostou do programa? Não se esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos!😉