No programa de hoje estamos dando início a um novo formato de programa, o “Paralelo Docs”, que irá trazer discussões mais históricas, sintetizando alguns dos eventos que marcaram as relações internacionais. Assim, buscando relacionar o programa de hoje com o mês temático de junho, o evento que iremos abordar será a Revolta de Stonewall e a sua importância para o reconhecimento da comunidade e da identidade LGBTQIA+.
A Revolta de Stonewall ocorreu no final de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Nova York. O bar era um local destinado para o público LGBTQIA+ que representava, antes de qualquer outra coisa, a existência de um local seguro e de acolhimento para a livre expressão desses indivíduos.
Em 28 de junho de 1969, então, em meio a uma inspeção marcada por forte violência, o público do Stonewall Inn iniciou um movimento de resistência às ações policiais. Enquanto os policiais tentavam prender os frequentadores do bar, uma multidão se formou do lado de fora e rapidamente cresceu em número e intensidade. As pessoas que estavam sendo presas resistiram, e os protestos se transformaram em confrontos violentos, que se estenderam até o dia 3 de julho quando, aos poucos, as manifestações foram se dispersando.