Listen

Description

Neste episódio do podcast Ecos Ancestrais: Literaturas Indígenas, recebemos Cristino Wapichana - escritor premiado, músico e mestre das narrativas que ecoam a ancestralidade de seu povo. Em um papo profundo e leve, Cristino compartilha suas inspirações, o processo criativo entre oralidade, pesquisa e intuição, e as potências daliteratura indígena como ferramenta de reexistência. Da “Boca da Noite” aos “Sapatos Trocados”, de “A cor do dinheiro da vovó” aos quatro elementos publicados pelo projeto Leiturinha (Fogo, Água, Vento e Terra), ele nos guia por caminhos onde palavra é canoa, e escrever é uma forma de semear futuros.

Cristino Wapichana é escritor, músico, Compositor, cineasta e contador de histórias. Patrono da Cadeira 146 da Academia de Letras dos Professores (APL) da Cidade de São Paulo. Éautor do livro A Boca da Noite, traduzido para dinamarquês e sueco, vencedor da Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan 2018, do International Board on Books for Young People (IBBY); Escritor brasileiro escolhido pela Seção IBBY Brasilpara figurar a Lista de Honra do IBBY 2018. Vencedor do Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil 2017 nas categorias Criança e Melhor Ilustração; Prêmio Jabuti 2017 e finalista do Prêmio Jabuti 2019. Homenageado com o Selo White Revens, da Biblioteca de Munique em 2017. Entreoutros prêmios importantes, recebeu a Medalha da Paz – Mahatma Gandhi 2014, teve livros selecionados para o clube de leitura da ONU 2021 e pelo selo da Cátedra da Unesco em 2022. Foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2024, na categoria livro juvenil com Apytama: floresta de histórias, organizado por Kaká Werá, e terceiro lugar no prêmio Biblioteca Nacional, na categoria Literatura Infantil e Juvenil, com livro Fogo Gente!

Saiba mais em: https://www.instagram.com/cristinowapichana

Bruno Franques é sociólogo, antropólogo, educador e escritor. Pernambucano criado no interior paulista, radicou-se há sete anos na Amazônia, transitando, a partir de Roraima, pelos rios e igarapés da maior bacia hidrográfica de Abya Yala. O programa de podcast "Ecos Ancestrais: Literaturas Indígenas" é um desdobramento de sua pesquisa de doutorado "Ecos Ancestrais: A potência pedagógica das literaturas indígenas" (UFRR/Educanorte). É também o criador das Literaturas de Emergência, uma abordagem transdisciplinar para pesquisa, ensino, escrita e incentivo à leitura.

Saiba mais em: www.brunofranques.com.br e http://www.instagram.com/bruno.franques


A Música das Cachoeiras é um projeto de pesquisa e documentação musical realizado por Agenor Vasconcelos e desenvolvido pelo grupo Cauxi Produtora Cultural, que disponibilizou gratuitamente cerca de 4 hs de gravações com as etnias Baniwa, Wapichana, Macuxi e Taurepang.
Saiba mais em:https://soundcloud.com/musicadascachoeiras
Ecos Ancestrais: Literaturas Indígenas. Em plena era das catástrofes antropocênicas, emergem das margens, frestas e periferias da história, os potentes Ecos Ancestrais. São as literaturas indígenas, que ocupam os territórios literários com suas narrativas insurgentes. Este programa nasce das Literaturas de Emergência, um campo de sentido em que arte é ferramenta de luta, crítica, conexão, acolhimento, cura para a transformação e o reencantamento do mundo. Conduzido por Bruno Franques, cada episódio é um encontro cheio de reflexões, relatos e poesia, com autores e autoras indígenas que tecem em palavras suas ancestralidades criativas.

Primeira Temporada: Cristino Wapichana, Vanessa Brandão, Daya Roraima, Sony Ferseck, Yaguarê Yamã, Jama Wapichana, Timóteo Popygua e Tiago Hakiy.

Acompanhe:http://www.instagram.com/ecosancestrais.podcasthttps://linktr.ee/ecosancestrais.podcast

Este projeto foi realizado com apoio do Edital Prêmio 007 de 2023 da Fundação Municipal de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC) e da Prefeitura Municipal de Boa Vista, capital de Roraima, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo Federal.