Listen

Description

Emissão histórica n'A Teoria da Evolução. Quase 24  anos depois voltámos a juntar as Djamal em estúdio.

Nos dias que correm o nome Djamal, no que toca ao Hip Hop Made in Portugal, poderá dizer pouco ou nada a grande parte do público

Mas o que é certo é que o quarteto, formado por Jeremy, Jumping, Sweetalk e X-Sista, escreveu uma página importante na história deste movimento.

Foram o primeiro grupo feminino de Rap nacional a lançar um álbum, aliás, nesses anos muitos poucos artistas nacionais tinham conseguido esse feito no campo do Rap.

O disco, com o título Abram Espaço, foi lançado no início de 97, embora a sua edição estivesse inicialmente prevista para o final do ano anterior

Foi o resultado do contrato assinada com a multinacional BMG, na altura liderada por Tozé Brito que algum tempo antes as viu em palco no Johnny Guitar, clube Lisboeta, onde assim foram submetidas a uma prova de fogo.

O concerto, que em parte trazemos de volta n’A Teoria da Evolução, aconteceu em Outubro de 1995.

Mas já antes algumas maquetes tinham chegado à rádio(Repto/Antena 3).

Primeiro, apenas a dupla Sweetalk e X-Sista, depois em quinteto(com Junior que entretanto deixou o grupo), e mais tarde, com produção de Didi dos Family, já a mostrar esboços de alguns dos temas que integrariam o disco.

No álbum, a produção foi entregue a Cláudio Souto, teclista dos Bandemónio, o grupo que na altura dava corpo à música de Pedro Abrunhosa

O grupo separar-se-ia cerca de um ano depois da edição do disco. Tempos dolorosos que quase acabariam por afastá-las da música, pelo menos enquanto artistas.

Depois das Djamal, Jumping e Jeremy formaram a dupla JJ e continuaram perto dos microfones.

Um processo que continua activo visto que está na forja um EP, do qual já são conhecidos alguns temas.

O nome a procurar é: JJ 2000 Fantasmas