Será que o Neoliberalismo deu certo no Brasil?
Aparentemente, todas as evidências e provas indicam em só sentido: Não!
A Tragédia do Neoliberalismo, no Brasil, apenas deu certo para poucos: Empresários de grandes empresas no país sob a seguinte máxima: Estado e seus benefícios para mim; Neoliberalismo para todos os demais.
Testemunhamos desde 1988 diversas empresas como Lojas Brasileiras, Arapuã, Gerdau, Vasp, Transbrasil, Varig sumirem do mapa do mercado. Vimos a criação de incentivos fiscais para empresas estrangeiras se firmarem por prazo longo no país como Kia Motors, Ford, Volkswagen, Peugeot – apenas no segmento automotivo – porém todas elas, com seus subsídios fiscais e inclusive com a possibilidade de empréstimos do BNDES: Ora diminuíram bastante sua produção e participação no mercado, ora fecharam as fábricas, demitiram dezenas de milhares de empregados e saíram do país.
Por que o Brasil é cunhado como o suposto “Celeiro do Mundo”?
Por que que nosso país ainda subsiste financeiramente – de forma principal – do comércio de commodities da pecuária, da soja e do milho?!
Por que que não conseguimos desenvolver tecnologia nacional para industrializar a nação?
Um provável motivo é o forte lobby de empresas da repetitiva vinheta da Rede Globo “Agro é Tech, Agro é Pop, Agro é Tudo!”, isto é, o Agronegócio.
Não somos contra o agronegócio brasileiro. Somos contra ao fato de comercializarmos de forma predominante bens do setor primário e nossa crítica é que podemos ser muito mais que esse caricato rótulo enjoativo da maior emissora de telecomunicação aberta do país.
A própria Ford, estava ao final, de tal vinheta por muitos anos. O breve comercial da Ford (modelo) Ranger saiu, porque a montadora não viu mais seu negócio comercial economicamente viável e vantajoso. É de ‘ranger’ os dentes, não é?!
Já em 2023, estamos observando desde o início do ano diversas empresas, notadamente do varejo, requerendo a Recuperação Judicial. São empresas muito bem conhecidas tanto no mercado quanto pelos consumidores. As Americanas foi apenas o primeiro sinal de socorro. A Marisa também já demonstra sinais fracos de vitalidade. As Havaianas não estão nada bem. A TokStok supostamente terá que ao invés de apenas construir bens móveis pensar em construir suas próprias lojas: uma vez que deve milhões em pagamentos atrasados de aluguéis. Nem a MagaLu tá com números positivos.
Se, de fato, existe uma correlação direta das Americanas com demais empresas de outros segmentos (ou não) somente o tempo dirá.
Uma coisa é certa: O Neoliberalismo no Brasil não deu certo até hoje e provavelmente nunca dará certo para toda a população brasileira. aquele mesmo que obteve do BNDES, dinheiro público – dinheiro nosso – para o Luciano Hang (Dono das Lojas Havan) e a empresa de ônibus Itapemirim que entrou no segmento da aviação comercial e saiu mais rápido que a Primeira Ministra do Reino Unido; Liz Truss. Por falar na empresa Itapemirim, o nosso dinheiro público foi justamente transferido para uma recém empresa criada no Reino Unido e a empresa aérea nunca decolou alto além do que seu marketing tentou provocar nas mentes dos consumidores.
Independente dos supostos crimes financeiros, acionários (perante a CVM), fiscais, contábeis e anticompetitivos: Quem realmente perde nessa história toda é sempre o povo brasileiro. Invés de ter o dinheiro do BNDES ser usado de forma mais abrangente para financiar mais empreendedores pequenos; sempre foi utilizado para empresas de grande porte que mesmo com grande empurrão de diversas gestões do Governo Federal, desde as desestatizações sob o Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, sonhamos alto demais que um dia o nosso país poderia diversificar mais seus segmentos de mercado: Criando tecnologia brasileira de ponta! Ao contrário, empresas vieram, exploraram a atividade comercial enquanto era vantajosa (com os incentivos, benefícios, subsídios e isenções fiscais).
=== APOIE A BECK ROOM STUDIOS ===
A Beck Room Studios é uma uma produtora independente e o seu apoio financeiro nos ajuda bastante.
Quer ser um apoiador e nos ajudar a continuar melhorando a qualidade dos nossos podcasts, além de viabilizar a produção de novos projetos?
Caso não tenha $$$ para ajudar, dê cinco estrelas ou um joinha no seu tocador de podcast favorito.
=== Siga a Beck Room Studios nas redes sociais ===
Ouça, siga e avalie o Estados Desunidos do Brazil nas plataformas de streaming, estamos nos principais agregadores:
Spotify - Deezer - Amazon Music - PocketCasts - Youtube
=== Acesse o nosso site e contribua: ===
https://beckroom.com/apoie
===Caso prefira copiar/colar o endereço PIX, por favor, siga os endereços abaixo (...e obrigaduuu!!!)===
(I) Se você é da classe trabalhadora: Doe R$13 (Copie o link do Pix).
(II) Se você é um Faria Límer, um Old Money ou um(a) herdeiro(a): Doe R$ 33 (Copie o link do Pix).
(III) ...Mas se você é da classe Jeffinho Beijos (podem doar quanto quiserem).
Qualquer valor, pode doar uma vez só ou várias vezes de forma recorrente ao longo dos meses. (Copie o link do Pix.)
15f56695-dd1c-433c-81ec-0d02c2eae164
===
Créditos:
A Tragédia do Neoliberalismo | EDB | S02E03
Apresentado por Cesar Beck & Beco
Pós Produção e Edição por Rafa Oliveira
Content Manager por Cristian Rangel
Uma Produção do Beck Room Studios.