“É o olhar que faz a História”, escreve Michele Perrot em um livro clássico dedicado à história das mulheres. Abordar a história das mulheres exige levá-las a sério, na constituição das relações sociais, das relações entre os gêneros, no desenrolar dos acontecimentos, nos fluxos da história. É uma questão de escolha e de olhar. Uma opção política, portanto. É a tomada de posição que se volta para reencontrar as figuras, os acontecimentos, as experiências que são as das mulheres na história. O podcast História Presente, na seção Mulheres no Mundo, tem esse perfil e esse compromisso. Venha participar conosco nesse encontro de falas e de ideias!
Neste episódio, falaremos sobre Hipátia de Alexandria nasceu em torno do ano de 370 d.C., em Alexandria, no Egito. Hipátia tem origem aristocrática e era filha de Theon, astrónomo, filósofo e matemático muito conhecido no seu tempo. Inclusive, Hipátia é considerada a primeira mulher a ter produções importantes para a ciência.
Apoio: Audiolab/UERJ.
Vinheta de abertura: Leonardo Pereira.
Coordenação do Podcast: Jacqueline Ventapane.
Arte da Capa: Patrick Dansa Matosinho de Alencar. @patrickdansa
Narração: Alícia Bastos.
Pesquisa e texto: Gabriel de Assis da Silva. @gabrielassis503
#história #mulheresnahistória #gênero #Hipátia #Alexandria #históriadegênero #mulheres #educacao #antiguidade #históriaantiga #mulheresnomundo