“É o olhar que faz a História”, escreve Michele Perrot em um livro clássico dedicado à história das mulheres. Abordar a história das mulheres exige levá-las a sério, na constituição das relações sociais, das relações entre os gêneros, no desenrolar dos acontecimentos, nos fluxos da história. É uma questão de escolha e de olhar. Uma opção política, portanto. É a tomada de posição que se volta para reencontrar as figuras, os acontecimentos, as experiências que são as das mulheres na história. O podcast História Presente, na seção Mulheres no Mundo, tem esse perfil e esse compromisso. Venha participar conosco nesse encontro de falas e de ideias!
Neste episódio, falaremos sobre uma Rainha do reino Kush, Amanirenas. Nascida em Napta, viveu torno do século III A.C. e II D.C., mais especificamente, durante o período Meroé. Amanirenas foi uma das mais famosas e poderosas Candaces da história. Com 50 anos, Amanirenas foi comandante-chefe do exército e, também, sumo sacerdotisa de Isis, ao mesmo tempo, era uma mulher amável e humilde. Inclusive, essa rainha-mãe é conhecida por entrar em guerra com o Império Romano, ainda comandado pelo seu primeiro Imperador, Augusto Cesar.
Apoio: Audiolab/UERJ.
Vinheta de abertura: Leonardo Pereira.
Coordenação do Podcast: Jacqueline Ventapane.
Arte da Capa: Patrick Dansa Matosinho de Alencar. @patrickdansa
Narração: Alícia Bastos.
Pesquisa e texto: Gabriel de Assis da Silva. @gabrielassis503
#história #mulheresnahistória #gênero #Amanirenas #Candace #históriadegênero #mulheres #educacao #antiguidade #históriaantiga #mulheresnomundo #negro #mulhernegra #histórianegra #negra #antiguidadenegra #históriaantiganegra #África #históriadaÁfrica