“Devemos imaginar a transformação das formas épicas segundo ritmos comparáveis aos que presidiram à transformação da crosta terrestre no decorrer dos milênios. Poucas formas de comunicação humana evoluíram mais lentamente e se extinguiram mais lentamente. O romance, cujos primórdios remontam à Antiguidade, precisou de centenas de anos para encontrar na burguesia ascendente, os elementos favoráveis a seu florescimento. Quando esses elementos surgiram, a narrativa começou pouco a pouco a tornar-se arcaica; sem dúvida, ela se apropriou de múltiplas formas, do novo conteúdo, mas não foi determinada verdadeiramente por ele.”
(“O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”, de Walter Benjamin)
Vigésimo sexto episódio do Podcast da editora Raphus Press:
No longo e árduo caminho do desenvolvimento das formas narrativas, é necessário abrir um espaço de respeito para o fenômeno usualmente denominado "Nouveau Roman" – embora talvez, por justiça, fosse possível imaginar uma nota de rodapé para ele. Ou fingir que não existiu; isso tudo por conta da posição radical que os luminares de tal movimento, uma vez que chegaram a negar a possibilidade da própria narrativa fora do espectro de ideologia burguesa. Para ancorar tal negação, construíram um intrincado labirinto cíclico que, talvez, não tenha atingido o limite de suas possibilidades, mas ainda sobrevive nas melhores obras de Alain Robbe-Grillet, de Jean Ricardou, de Nathalie Sarraute e de autores atuais, fortemente influenciados pelo movimento, como Damian Murphy e Thomas Phillips ou, de uma forma brilhante e original, Brian Evenson com seu extraordinário "Mother/Mater", disponível através de nossa nova campanha do Catarse.
Indicações bibliográficas:
- Last Year at Marienbad. Dir: Alan Resnais. A hoje rara, esgotada, edição da Criteriom Collection foi consultada para este podcast – não apenas of filme, mas os excelentes extras que o acompanham: https://www.criterion.com/films/1517-last-year-at-marienbad.
- Phillips, Thomas; Miguel, Alcebiades Diniz. Interiors. São Paulo: Raphus Press, 2019 (http://raphuspress.weebly.com/interiors.html).
- Ricardou, Jean. La Prise de Constantinople. Paris: Les Éditions de Minuit, 1965 (esse livro ficou fora de catálogo por muitos anos, mas foi relançado recentemente como parte da obra completa do autor: https://jeanricardou.org/collection-lintegrale/tome-2/).
- Robbe-Grillet, Alain. O ano passado em Marienbad. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
Música: “Homenaje pour le tombeau de Debussy”, de Manuel de Falla, executado por Aitua (via http://freemusicarchive.org/).
Nosso podcast também está disponível nas seguintes plataformas:
- Spotify: https://open.spotify.com/show/4NUiqPPTMdnezdKmvWDXHs
- Apple: https://podcasts.apple.com/us/podcast/podcast-da-raphus-press/id1488391151?uo=4
- Google Podcasts: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xMDlmZmVjNC9wb2RjYXN0L3Jzcw%3D%3D
- Youtube: https://youtu.be/ntG11MpoFns