Apoie o canal: https://apoia.se/podcastdaraphus.
Ou adquira nossos livros em nosso site: http://raphuspress.weebly.com. Dúvidas sobre envio, formas de pagamento, etc.: http://raphuspress.weebly.com/contact.html.
Episódio XXVIII - De anátemas, cancelamentos e expurgos
“Satanás, ao contrário, é magro, ascético, um devoto fanático da lógica. Ele lê Maquiavel, Inácio de Loyola, Marx, Hegel; ele é frio e impiedoso para a humanidade, embora preze certa misericórdia matemática. Ele é condenado sempre a fazer o que é mais repugnante para si mesmo: tornar-se um açougueiro, a fim de abolir o abate, sacrificar cordeiros para que não sejam mais abatidos, usar o açoite nas pessoas para que aprendam a não serem vítimas de açoitamentos, despojar-se de todos os escrúpulos em nome de uma escrupulosidade mais elevada e desafiar o ódio da humanidade por causa de seu amor por ela – um amor abstrato e geométrico.”
(“O zero e o infinito”, de Arthur Koestler)
Vigésimo oitavo episódio do Podcast da editora Raphus Press:
Uma das tarefas usuais da crítica cultural é redimensionar tanto a metodologia de leitura de determinados textos quanto seu, por assim dizer, sentido dominante, a leitura interpretativa a ser seguida. Nos últimos tempos, tal tarefa confundiu-se com outra, insidiosa – lançar anátemas, anular criações e relegar obras ao esquecimento utilizando algum moralismo, direto ou sub-reptício, como base, ideologia ou motivação.
Indicações bibliográficas:
- Fallada, Hans. Alone in Berlin. London: Penguin, 2009.
- Pauvert, Jean-Jaques. La Traversée du livre : Mémoires. Paris: Viviane Hamy, 2004.
Música: “Homenaje pour le tombeau de Debussy”, de Manuel de Falla, executado por Aitua (via http://freemusicarchive.org/).
Nosso podcast também está disponível nas seguintes plataformas:
- Spotify: https://open.spotify.com/show/4NUiqPPTMdnezdKmvWDXHs
- Apple: https://podcasts.apple.com/us/podcast/podcast-da-raphus-press/id1488391151?uo=4
- Google Podcasts: https://podcasts.google.com/?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xMDlmZmVjNC9wb2RjYXN0L3Jzcw%3D%3D