O projeto do Roteiro de Cicloturismo Rotas do Aguaí está muito perto de sair do papel. Paulo Cadallóra, um dos organizadores do circuito, informou nesta terça-feira, dia 19, que a entrega está programada para o mês de agosto.
O Roteiro de Cicloturismo das Rotas do Aguaí será o primeiro de Santa Catarina dentro de uma unidade de conservação. A Reserva Estadual do Aguaí é uma unidade de proteção integral e está abrigada dentro dos territórios dos municípios de Siderópolis, Treviso, Nova Veneza e Morro Grande. Conforme o plano de manejo da Reserva, sua área de entorno abriga um grande potencial para o ecoturismo e turismo de aventura.
Cadallóra, que está à frente desse projeto, explica que essa reserva envolve diretamente as populações dos municípios através de práticas sustentáveis. A proposta de Cicloturismo Rotas do Aguaí, que inclui ainda Lauro Müller, contempla uma plataforma virtual, onde os cicloturistas poderão planejar suas viagens, pontos turísticos para paradas, hospedagem e alimentação, potencializando os negócios ao entorno da reserva. “Vamos entregar em agosto. O roteiro vai ter 180 quilômetros, estará todo sinalizado, com orientações, pontos de parada, restaurantes, pousadas e queremos envolver os demais municípios”, detalhou.
O primeiro Roteiro de Cicloturismo de Santa Catarina no entorno de uma unidade de conservação faz parte da segunda edição do Programa Inovatur. A iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Santur) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc), selecionou uma lista dos 16 projetos inovadores na área do turismo. Esse roteiro, especificamente, recebe um aporte de R$ 57 mil.
Ouça abaixo a reportagem completa: