Nesse episódio do Podcast Rebelião Saudável conversei com o professor de Educação Física Felipe Paicesi (@FPiacesi).
Sua história com dietas primitivas começa precisamente em fevereiro de 2011, ano em que terminou a faculdade de Educação Física, mas um fato não tem a ver com o outro. Seu pai assinava a revista “Seleções” e nela havia uma entrevista com o jornalista Gary Taubes.
Ele ficou fascinado com os argumentos de Taubes para defender uma
dieta pobre em carboidratos e rica em lipídios. Como sempre adorou Ciências e Teoria da Evolução, aquilo tudo fazia um sentido inquestionável.
À época, um amigo queria emagrecer e perguntou o que fazer. Ele emprestou a revista a ele que... a perdeu!
Tempos depois quis saber mais sobre aquilo que havia lido, na internet e buscou por palavras-chave, mas não encontrava. Tentou isso várias vezes até que em meados de 2013 encontrou um resumo do argumento de Gary Taubes num blog chamado “Low Carb-Paleo”, de um médico chamado José Carlos Souto.
Devorou o site por dias e noites. Ele brinca, mas brinca a sério, que em qualquer faculdade de Ciências da Saúde deveria ter uma matéria sobre o site do Dr. Souto, em que se faria uma resenha crítica sobre ele.
Está certo de que medicina, nutrição e treinamento físico seriam bem diferentes depois de compreender o que consta lá. Além do conhecimento sobre nutrição que jamais tinha tido, ensinou a pesquisar, interpretar e entender artigos científicos como anos de “metodologia científica” na faculdade e pós gradução não ensinaram.
Se você gosta de nosso trabalho, deixe um review 5 estrelas e faça um comentário no seu app de podcast. Essa atitude é muito importante para a Rebelião saudável e vai ajudar nosso movimento a chegar a cada vez mais pessoas. Você pode dar suporte para todo nosso investimento de tempo nos apoiando via Patreon. Assim poderemos continuar a oferecer a você conteúdo de qualidade sem anúncios e de forma totalmente gratuita. Visite: http://www.patreon.com/rebeliaosaudavel
Você também pode nos acompanhar no instagram, http://www.instagram.com/henriqueautran.
E em nosso canal do YouTube: https://youtube.com/c/henriqueautran.
Estamos também no telegram com um grupo exclusivo que você pode participar. Lá no telegram eu consigo compartilhar materiais exclusivos que não dá para compartilhar no Instagram. Você pode acessar o grupo no telegram em https://t.me/RebeliaoSaudavel.