Na última semana um dos temas mais discutidos entre profissionais de marketing digital, micro e pequenos empreendedores foi o banimento sofrido pela plataforma de gerenciamento de redes sociais, Mlabs.
Sou parceira da Mlabs desde março de 2016, quando conheci o Rafael Kiso, fundador da plataforma. De lá para cá me tornei uma parceira, e posso dizer com tranquilidade, advogada da marca. Em todos estes anos vi neste time o compromisso em trazer soluções rápidas e urgentes para auxiliar a vida de quem precisa construir sua PRESENÇA DIGITAL, mas, também precisa de tempo para gerir o próprio negócio.
O episódio ocorrido entre o Facebook e a Mlabs me fez repensar o uso dos canais Facebook e Instagram. A importância de termos nossos próprios canais como sites e blogs. Mas, mais ainda, que o Facebook tem poder de apertar um botão e tirar tudo do ar há qualquer momento.
Ter um backup dos nossos conteúdos é essencial para não correr o risco de perder anos de trabalho. Não considero a Mlabs culpada, apesar de ouvir isso de diversos colegas, sobre o risco de termos os conteúdos deletados. Mas, me recuso a pensar que somos todos inocentes quando utilizamos recursos de um serviço que nem o próprio Facebook oferece ainda. Havia um risco, sempre ouve. E talvez seja a hora de discutir que o banimento da Mlabs não foi apenas sobre plataformas, mas, sobre nós, profissionais de Marketing Digital que precisamos sim, entender a dinâmica deste jogo. Ir para o nível de discutir mais tecnicamente as soluções que são oferecidas por qualquer rede social ou ferramenta.
Havia gravado um episódio enquanto a história da Mlabs com o Facebook se desenrolava. Mas, decidi gravar de novo, pois, já estamos agendando para Facebook e Instagram novamente com o aplicativo. Para quem tem dúvidas de como utilizar, acione a Mlabs pelo chat. O atendimento deles é incrível. Tenho certeza que sairá de lá sem dúvidas.