Há em “A Peste”, uma circularidade entre essas noções de exílio, que pode ser observada pela inter-relação provocada pelo fechamento da cidade, que isola os moradores e os deixa abandonados à própria sorte, ainda que, paralelamente à virulência do mal, haja um engajamento a fim de combatê-lo. A Peste insere-se em um modelo de exílio-clausura, um sentimento que se define pelo isolamento individual no local mesmo onde se dá a vida anterior ao flagelo, não se trata de se encontrar em terra distante, mas de perder a identidade no interior da própria casa, na cidade onde se vive, nas ruas que se deixa de percorrer, nos edifícios públicos ou privados que se transformam em hospitais ou abrigos para quarentena, na percepção de que cada um pode ser tocado pelo mal a qualquer instante, à revelia de tudo, sem aviso prévio ou condescendência que o valha.
(O exilo social é) uma condição que envolve as outras duas (os exílios metafísico e psicológico) e que acaba também por defini-las a partir da condenação do homem à morte. A morte, como exílio definitivo e definidor da condição humana, impõe-se como regra ao mundo, uma punição generalizada que atinge a todos incondicionalmente. Eis o principal temor do homem: o medo da morte, a fatalidade inadmissível.
A morte é também um encontro com a solidão; não se morre coletivamente, não se compartilha a morte, morre-se invariavelmente só. Sob o signo da peste, a morte é uma ameaça marcada pela dor física e pela angústia que o fim iminente potencializa.
O texto acima faz parte da dissertação para o título de Mestre em Letras, defendida por Cristina Aparecida de Brito Lameirinha, na Universidade de São Paulo, em dezembro de 2006.
Sugestões do episódio:
Livro - Em busca de sentido: https://amzn.to/2xLzWDc
Filme - A vida imortal de Henrietta Lacks: https://bit.ly/2X5HtHW
Canal Youtube Atila Iamarino: https://bit.ly/2R7LOGv
Filme - O método Kominsky: https://bit.ly/347uRS7
Livro - Box Poesias Completas Mário de Andrade: https://amzn.to/39D4C7L
Livro - O quarto do desejo: https://amzn.to/2UGP5Pv Livro - A flores: https://amzn.to/3bQRSuT