Durante muito tempo se repetiu e erroneamente se reproduziu na mídia, nas redes sociais, nos livros de autoajuda e nos treinamentos de coach que a palavra crise, em chinês, é escrita com dois ideogramas: perigo e oportunidade.
O americano John Kenedy imortalizou essa pérola da milenar sabedoria chinesa, incluindo-a nos discursos que o levaram até a Casa Branca na década de 1960.
Em verdade, os chineses trazem uma sentença menos animadora e mais cautelosa. O significado real dos ideogramas que formam a palavra crise é: momento crucial de perigo.
A crise instalada no Brasil em decorrência do coronavírus tem deixado exposta à população a falta de políticas públicas no país. Na saúde, linha de frente do problema, temos visto um bate-cabeça e um grau de improvisação tremendos.
Porém, com a crise avançando semanas a dentro, outros setores também começam a demonstrar a distância dos governos com a realidade da população. A educação, tema do episódio de hoje do podcast “Por uma vida menos ordinária”, será analisada, considerando a possibilidade dos alunos não voltarem para a escola nesse primeiro semestre.
O Ensino a Distância e o Acesso à internet
Segundo reportagem apresentada pelo portal do G1, uma pesquisa divulgada em 2019 aponta que 58% dos domicílios no Brasil não têm acesso a computadores e 33% não dispõem de internet. Entre as classes mais baixas, o acesso é ainda mais restrito. A pesquisa foi feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), entre agosto e dezembro de 2018. Os dados apontam que, nas áreas rurais, nem mesmo as escolas têm acesso à rede mundial de computadores: 43% delas afirmavam que o problema é a falta de infraestrutura para o sinal chegar aos locais mais remotos.
Sendo assim, a saída encontrada por alguns governos estaduais e por muitos municípios está esbarrando na questão estrutural.
Qual a saída? O que fazer nesse momento crucial de perigo a que milhões crianças, jovens e adolescentes sem a possibilidade de frequentar a escola estão vivendo?
Sou Vanderlei Vieira e comigo estão Cristiano Pierobon e Juliano Chagas, chegando no day after da páscoa mais sem graça desde os tempos do velho testamento. Hoje, teremos conosco o educador Rodrigo Chagas, que vai falar das medidas ou da falta delas para enfrentar essa crise.
Sugestões do episódio:
Série - Freud: https://bit.ly/3epN8i4
Filme - A arquitetura da destruição: https://bit.ly/3crjI1p
Livro - A muralha da China: https://amzn.to/2VrNj3C
Livro - Carlos Drummond de Andrade - Antologia Poética: https://amzn.to/2XI0Oin
Livro - Leonardo da Vinci: https://amzn.to/3euzBFV