Listen

Description

Sabe aquelas frases prontas, ou histórias, que ninguém sabe realmente se é verdade, mas acaba,de fato, se tornando verdade, de tanto ser contada ao longo dos anos? Tem uma dessas que eu adoro.

Dizem que Bill Gates (ou Steve Jobs, ou Elon Musk, são sempre a eles atribuídas estas sacadas geniais que provavelmente eles nunca falaram) que toda empresa deve buscar contratar pessoas preguiçosas. A lógica por trás do pensamento é simples: Toda pessoa preguiçosa, por ter esta natureza, procurará o caminho mais curto para atingir seu objetivo.

Acredito muito nesta máxima, independente de qual a cunhou. Eu sou um preguiçoso nato. Sempre questionei o porquê das coisas, buscando, no fundo, um motivo para não fazer o que era preciso ser feito.

Dada esta minha natureza, eu sempre me interessei por conceitos, assuntos e pessoas que buscassem a forma mais rápida de atingir um objetivo. Foi então que, ao longo da vida, fui me interessando por conceitos como minimalismo, ou então a Lei de Pareto. Fui também me interessando por pensadores como Taleb, Tim Ferriss, ou até mesmo Ray Dalio.

Ao ler Dalio, consegui racionalizar algo que vinha intuindo há algum tempo: devemos ter um conjunto de princípios que norteiem nossas decisões. No vídeo de hoje quero destrinchar um pouco destes conceitos e explicar como venho construindo meus princípios.