Listen

Description

Semana passada rolou um papo bem bacana lá no grupo do Telegram do Welcome to the Django. Um dos membros mandou a seguinte mensagem: "Pessoal qual é a média que vcs cobram por hora?".

Uma pergunta desse tipo seria equivalente a perguntar a um advogado "quantas páginas em média têm os seus processos?", ou então, a um engenheiro "quantos pedreiros, em média, trabalham nas suas obras?"

Existe uma máxima que diz que "para todo problema complexo existe uma solução simples e errada". Esse tipo de pergunta só tem alguma utilidade quando vêm acompanhada de um contexto. Quanto cobra em média um programador sênior especializado em Cobol? A resposta é depende. Quanto cobra hoje? Quanto cobrava nos anos 90? Prestando serviços para um banco? Ou para uma startup?

Para provocar, eu respondi "o máximo possível". Então o nosso amigo se abriu e começou a contar sua história. Não quero entrar em detalhes, até porque não pedi sua autorização, mas, em resumo, ele pediu um aumento e acabou passando pelo o que todo mundo teme neste momento: ouviu um não.

Na história dele tinha alguns pontos cegos para mim. Também teve algumas atitudes que, se fosse eu, faria diferente. Por isso resolvi gravar este vídeo te trazendo dicas para que você consiga aumentar seu salário.