Semana passada recebi uma pergunta muito boa no vídeo "Como ganhar muito dinheiro sendo Programador". A pergunta, que veio do Diogo Marv, é essa: "Na sua opinião, vale mais a pena em termos financeiros, ser empregado ou trabalhar por conta própria como programador?".
Como disse em um vídeo anterior, devemos sempre prestar mais atenção no que uma pessoa diz, ao invés de simplesmente focar no que ela fala. Essa pergunta é um exemplo perfeito que podemos aplicar esta teoria. Com certeza, por trás desta pergunta, conseguimos suspeitar de diversas crenças que podem (ou não) ser verdades.
O primeiro questionamento que faço é: quais as diferenças entre "ser empregado" ou "trabalhar por conta"? O que implica cada um dos cenários? Quais os prós e os contras? Além disso, é possível termos uma resposta genérica para esta pergunta? O contexto de cada um não deve ser considerado?
Diante de todas as reflexões, hoje eu quero falar basicamente sobre estes dois pontos. Qual é o papel do "trabalhador" nos dias de hoje? Como entender este papel e decidir qual caminho tomar?