Listen

Description

Na semana passada eu falei sobre a importância de possuirmos princípios para lidar com o dia a dia das nossas vidas. Eu vinha intuindo isso há um bom tempo, mas, como disse, foi Ray Dalio com seu livro Princípios quem consolidou essa ideia na minha cabeça.

No fim do vídeo eu citei um pequeno passo a passo para você desenvolver seus princípios que consiste em: 1) Aceitar que você é burro; 2) Viver e se observar enquanto vive; 3) Identificar os padrões que irão emergir do seu viver; 4) Desenvolver princípios que te ajudem a lidar com esses padrões.

Não temos nada de novo nesse método. Se você já teve contato com conhecimento referente a administração de empresas, irá encontrar grande semelhança com o famoso Ciclo PDCA. Se você já teve contato com a criação de startups, também vai encontrar semelhança com o Método Lean Startup.

Todos estes métodos são adaptação do chamado método indutivo, base da filosofia empírica. O método indutivo "é o raciocínio que, após considerar um número suficiente de casos particulares, conclui uma verdade geral."

O que fiz no vídeo passado foi te apresentar uma sequência de passos para que você consiga desenvolver seus princípios de uma maneira empírica. Hoje vou me aprofundar em cada um desses passos.