Listen

Description

Esta semana falámos sobre mudar a narrativa interna. Ao longo da vida, todos nós convivemos com diferentes vozes internas, umas mais compassivas, outras mais exigentes. Vão ganhando forma à medida que vivemos, moldadas pelas experiências, desafios e aprendizagens que acumulamos. Com o tempo, constroem narrativas que nos acompanham, influenciando a forma como nos vemos e ao mundo.

Contudo, estas vozes nem sempre estão em equilíbrio. Muitas vezes, as mais exigentes e críticas assumem um protagonismo desmedido, abafando as vozes que nos encorajam e acolhem. São essas vozes duras – as que nos julgam, cobram ou limitam – que frequentemente tomam o controle, levando-nos a ser implacáveis connosco próprios, como se estivéssemos constantemente em dívida ou aquém do que deveríamos ser.

Mas nós não somos o que pensamos. Aquilo que pensamos não nos define. É fundamental olharmos para os nossos pensamentos com consciência e distanciamento, questionando-os em vez de os aceitar como verdades absolutas. Reconhecermos as vozes críticas, entendermos de onde vêm, e desconstruí-las.

É igualmente importante darmos atenção às conquistas e alimentarmos as vozes compassivas. Frequentemente, o foco recai nos erros e fracassos, enquanto os sucessos são rapidamente descartados ou ignorados. Celebrarmos as pequenas e grandes vitórias é uma forma poderosa de contrabalançar as vozes negativas. Seja através da visualização, da escrita, ou de outra estratégia que melhor funcione para cada um, reservarmos momentos para reconhecermos e valorizarmos o que conquistamos é um ato de cuidado e gentileza para connosco próprios.

Mudar a narrativa interna exige esforço, mas é possível. É um processo contínuo de autocompreensão e autoaceitação, onde aprendemos a dar espaço às vozes que nos levantam, em vez de nos deixarmos esmagar pelas que nos deitam a baixo.

Somos muito mais do que um pensamento. Somos o reflexo das nossas escolhas, das lições que aprendemos, da coragem de seguir em frente e da esperança que nos move, mesmo diante das adversidades.

O que acharam deste episódio?

O vosso feedback é muito importante. Comentem e partilhem com alguém que sintam que está a precisar de ouvir este episódio.

Obrigada por estarem connosco!

INSTAGRAM @avidaacontece.podcast

http://instagram.com/avidaacontece.podcast

Queremos agradecer ao Rodrigo e Filipe Pessoa Jorge por criarem a música do nosso podcast. Só se ouve uma pequena parte mas podem ver a jam session completa aqui

http://youtu.be/8y57aAud__Iĺ