O Hemocentro de Taubaté não foi instalado na cidade por coincidência. Por estar no centro do Vale do Paraíba, o município foi escolhido para abrigar prédio que é o principal centro de arrecadação e distribuição de sangue na região. No início de sua história, na década de 1980, o Hemonúcleo funcionava como anexo no Hospital Regional, sendo posteriormente transferido para o Hospital Universitário. Porém, desde 2017, por determinação da Secretaria da Saúde, o Hemonúcleo possui uma sede própria, localizada na Avenida Inglaterra,190, no bairro Jardim das Nações, e é administrado pela Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto.
Sendo uma instituição privada de interesse público responsável por atender dois milhões de pessoas na região que corresponde ao Vale do Paraíba e Litoral Norte, a importância desse serviço é grande. Para que esse trabalho seja realizado com sucesso, a instituição conta com 32 funcionários divididos entre área administrativa, área técnica e equipe médica. Os fundos monetários que possibilitam o trabalho desses profissionais vêm do CHR recebidos pelos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e verbas dos governos do estado de São Paulo e da União.
Em média, são doadas 1.300 bolsas de sangue por mês, que são armazenadas por um período de até 30 dias, e depois distribuídas, de forma fracionada, para os hospitais que as solicitam.
O Hemocentro de Taubaté funciona na segunda-feira, das 8h às 17h; de terça a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 7h30 às 11h30. Entretanto, devido ao COVID-19, está funcionando em horários especiais, sendo eles: segunda-feira a sexta-feira das 8h às 16, e aos sábados das 07h30 às 11h. Mais informações sobre o banco de sangue e como realizar doações podem ser encontradas no site www.hemocentro.fmrp.usp.br ou na página facebook.com/hemonucleodetaubate.
========
Projeto Multimídia | 7JO | 2020
Disciplina: Produção e Edição em Jornalismo Empresarial
Professores: Robson Monteiro e Gerson Mario