Há algumas palavras que marcam o nosso tempo como transformação digital, tecnologia disruptiva, algoritmos, Inteligência artificial, exponencial, experiência do cliente e por aí vai. O ser humano não gosta de mudanças, mas sabemos que a mudança é inevitável e constante. Por onde começar? Há quem acredite que a mudança precisa começar com a implementação direta de uma nova tecnologia para que ela seja mais rápida. Entretanto, há também quem entenda que a mudança começa com as pessoas. Os que defendem que tudo começa pela tecnologia, entende que começar pelas pessoas torna a transformação muito lenta. Mas há formas de conduzir a transformação organizacional de uma maneira mais ágil, levando em conta a perspectiva humana? Que é desafiador, ninguém duvida, mas como as metodologias ágeis podem contribuir para acelerar a implementação de novas soluções?
Junto com as questões iniciais relacionadas com a velocidade de implementação, constatam-se duas outras situações: a primeira é empresários investindo em tecnologia de forma impulsiva porque um amigo o convenceu que aquela era a melhor solução, viu em uma feira internacional ou na concorrência e se sente pressionado a inovar. A segunda situação é o empresário se sentir paralisado sem saber o que priorizar e fazer.
O quadro descrito acima é mais comum do que se imagina. Estamos sendo pressionados a inovar, mas não sabemos o que fazer e nem como fazer. Temos que promover a transformação digital, temos que proporcionar uma experiência memorável para o cliente, temos que ser uma empresa orientada por dados, temos que melhorar processos... Todos tem uma opinião, mas faltam fatos (dados) e método.
Este episódio foi extraído do nosso webinar e se você preferir pode acessar o video no nosso canal no Youtube no link https://youtu.be/swQCh5O_BkE