Não há problema em se divertir, a questão está no limite das escolhas as quais fazemos. Na eminência de aproveitar cada minuto das festas acabamos nos excedente, pensando que o amanhã não existirá, mas ele existe e sempre chega. Devemos refletir sobre limites, porque temos dificuldade em respeitá-los e porque não nos relacionamos muito bem com eles.
A ressaca moral consiste no arrependimento que sentimos de algo que fizemos, passamos ou experienciamos. É um período de tempo que por vezes não aceitamos o que fizemos ou algo que deixamos de fazer, o que não é menos importante. A culpa se instala após passar a folia e ficamos pensando porque fizemos tal coisa, por qual motivo aceitamos o que aconteceu e o que me levou a fazer o que fiz. Negar o passado não nos ajuda a superar, precisamos buscar compreender nossas escolhas e razões, assim as coisas ficarão mais claras e poderemos criar um processo de aceitação.
Esse período pode durar algumas semanas e a depender do acontecido alguns meses, se isso se alongar muito e você não conseguir ressignificar o que aconteceu e como se sente, um Psicólogo deve ser consultado. Na Psicoterapia poderás ampliar a visão sobre os fatos, abandonar alguns sentimentos indesejados e compreender melhor do que o que aconteceu.
Mas o que posso fazer para não sentir uma ressaca moral em uma nova oportunidade? Vale refletir sobre seus valores, personalidade, caráter e imagem? As vezes para nos adaptarmos ao grupo de amigos acabamos deixando nossas características de lado e assumindo um personagem que não nos pertence. Ai a reflexão é: o quanto estamos sendo autênticos? O quanto estamos sendo justos com nossos valores e legado?
Na ânsia de sermos aceitos, acabamos deixando de lado algo singular, nossa identidade. Se você possui a dificuldade em dizer não para as pessoas, vale começar a exercitar, comece pelas pequenas coisas e quando perceber estarás liberto.
Portando, se você está vivendo uma ressaca moral, calma, ela vai passar. Esteja atendo e refletindo sobre tudo e em uma próxima oportunidade veja se vale a pena tomar determinadas atitudes.
---------------
Se você deseja ficar por dentro de mais dicas como essas, me segue nas redes sociais, Facebook e Instagram, Psicólogo Vítor Luz.
Caso deseje enviar sugestões, relatos e conversar, aguardo seu contato vitorluz.psic@gmail.com.