Arte e cultura produzidas por mulheres com deficiência, tema da exposição "Lá Vêm Elas".
🗓 Terça-feira 29 de abril
🕚 18h
📍Acesse
Episódio 9/2025
LÁ VÊM ELAS!
29/04/2025
O Podcast Acessando Lucília desta terça-feira, 29/04, traz a pauta da arte e da cultura produzida por mulheres com deficiência, tema da exposição "Lá Vêm Elas". Idealizada pelas produtoras Festum e Folguedo, o projeto faz parte do Circuito Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça, que chega a Recife (PE) no próximo domingo, 4/05, no Museu do Homem do Nordeste, e em Salvador (BA), em 4/07, na Casa Rosa.
Experiência artística potente que dá visibilidade à luta e ao protagonismo de mulheres com deficiência, a mostra reúne 9 vídeos de performances que unem dança, artes visuais, poesia, teatro, música e fotografia, apresentando o trabalho de artistas de várias regiões do país: Ana do Vale, Moira Braga, Daisy Souza, Amanda Lyra, Mona Rikumbi, Kilma Coutinho, Rayssa Tiger e Carolina Teixeira. Elas contam suas histórias através da arte, quebrando tabus, padrões e preconceitos em busca de mais visibilidade. Por meio de corpos não normativos, sons, movimentos, gestos, palavras, formas e objetos, elas trazem à tona a luta anticapacitista, o grito por acessibilidade, autonomia e inclusão nos espaços culturais e urbanos de lazer.
As convidadas para este episódio são:
Ana do Vale, pessoa com deficiência múltipla, não-binária, artista visual, arte-educadora e brincante da cultura popular. Cursa Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atua com acessibilidade cultural.
Carolina Teixeira, artista da performance, mulher que vive intensamente a experiência da deficiência física. Arte-educadora e pesquisadora em Estudos da Deficiência nas artes, doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) / Oberlin College (EUA) e autora do livro "Deficiência em Cena".
Juliana Câmara, arquiteta graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestranda em Design na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Já desenvolveu mais de 40 exposições no seu estúdio Folguedo. Seus projetos autorais são focados em acessibilidade, direito à cidade e diversidade, a partir de uma perspectiva interseccional.
O bate-papo, que é uma parceria com a Inclusive News, conta com intérprete de libras e é transmitido toda terça-feira, às 18h, no canal do ACESSANDO LUCÍLIA no Youtube: @acessandolucilia5059 e nas redes da Web Rádio Censura Livre, no Youtube, no Facebook, no site (www.clwebradio.com) e no aplicativo: RadiosNet (
O programa também é retransmitido no mesmo horário na Rádio Criativa de Muriaé-MG e no canal Gernika_art against fascism - Liga de Comunicação Internacionalista de Portugal, no YouTube. E às quartas-feiras, 15h, na Radio Comunidade Friburgo 104.9 FM, de Nova Friburgo-RJ.
#audiodescrição
Card preto com letras brancas e imagem de ondas sonoras em rosa ao fundo
À esquerda: Podcast
Mais abaixo dentro de uma tarja o desenho estilizado de um microfone e "Acessando Lucília"
Do lado direito dentro de uma moldura em forma de gota rosa, a foto de uma mulher branca de perfil. Ela usa óculos e blusa branca.
Terça-feira -18h
Com Lucília Machado
Dentro de tarjas sobrepostas nas cores verdes e rosa:
À direita: YouTube.com/@acessandolucilia59
Facebook.com/Webradiocensuralivre HTTPS://www.youtube.com/@RadioCensuraLivre e no canto esquerdo, o ícone de acessível em libras.
À direita, o logo da Inclusive News e ao lado, o da Web Rádio Censura Livre.📲
Fale com a Rádio Censura Livre WhatsApp: (21) 9 6553-8908
@radiocensuralivre
#cultura
#produzida
#pormulheres
#comdeficiência
#acessandolucília
#webrádiocensuralivre
#avozdaclassetrabalhadora