ESTE EPISÓDIO NÃO CONTEM SPOILERS!
Este episódio está baseado em Lucas 6:45 que diz “O homem bom do bom tesouro do seu coração tira o que é bom; e o homem mau do mau tesouro tira o que é mau; pois a boca fala daquilo que está cheio o coração.” Além disso, como aporte teórico, usei o livro “Mulheres e Sexo” de Larissa Ferraro e o livro “Contentamento” de Nancy Wilson, tudo isso para embasar a meditação do episódio: As circunstâncias não podem determinar quais serão nossos comportamentos e respostas diante deles. Não podemos responsabilizar as circunstâncias em nossa vida pela reação que assumimos diante delas. A forma como você reage nas circunstâncias da vida mostra o seu coração, é responsabilidade sua. Frases como "eu não tive culpa, agi assim porque fulano falou aquilo contra mim ou porque aconteceu tal coisa. Por isso agi dessa forma ruim" não podem sair da boca de um cristã genuíno. Precisamos matar estes pecados que tentam nos colocar como vítimas, culpando e responsabilizando as circunstâncias quando na verdade, como você reagi é o fruto que sai da sua raiz, o seu coração, sendo total responsabilidade sua.
Antes de mais nada é necessário informa-los que Anne with an E é uma série de televisão canadense baseada no livro de 1908, Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery e adaptada pela escritora e produtora Moira Walley-Beckett. A premissa da narrativa, tanto da série como do livro, é basicamente sobre uma menina órfã chamada Anne Shirley que em uma pequena confusão é levada para Green Gables, a fazenda dos irmãos Matthew e Marilla Cuthbert, que esperavam adotar um menino.
Quando olhamos situações como a de Anne ou passamos por isso pensamos – Bom, Anne tá certa, pois foi culpa do que Rachel falou e fez que causou esta reação em Anne. E é sobre isso, meus irmãos, que quero tratar com vocês hoje. Isto é um erro e eu vou mostrar isso aqui hoje. Como cristãos não podemos tolerar isto em nós mesmos..Estas atitudes como a de Anne, responsabilizando o outro pelas nossas reações precisa morrer em nós!
Deus abençoe vc!
Nos siga no Instagram: @peregrina_podcast