Listen

Description

Você já ouviu falar sobre a Doutrina da Eleição? De qualquer forma, minha proposta com este episódio é apresentá-lo a esta doutrina através do sermão de João Calvino, em Genebra. Melhor que ouvir falar sobre o que Calvino pregou é ouvir da boca dele o que pregara. Por isso, este episódio vai estremecer alguns e aproximar outros de Deus.

João Calvino, um dos herdeiros teológicos de Paulo, também abandonou uma carreira promissora para se associar a pessoas vulneráveis e perseguidas. Nasceu em Noyon, na França, e filho de um pai ambicioso que se tornara secretário do bispo da cidade e advogado da associação responsável pela administração de uma catedral. Em 1536 Calvino publicou anonimamente as famosas "Institutas da Religião Cristã", um clássico da teologia cristã e modelo de devoção.

Baseado em 2 Timóteo 1:9-10, Calvino prega sobre a doutrina da Eleição, expondo que "as Escrituras demonstram claramente que Deus não esperou ver se os homens eram dignos ou não, quando Ele os escolheu, mas os sofistas pensam que podem obscurecer a graça de Deus. [...] Deus concedeu sobre nós a bondade, que não estava em nós anteriormente. Portanto, devemos atribuir a causa da nossa salvação à livre bondade de Deus. Atribuir a fé ao livre-arbítrio dos homens é blasfemar contra Deus perversamente. Devemos ir às Escrituras onde demonstra que, quando Deus nos dá a fé, devemos saber que não somos capazes de receber o evangelho, a não ser que ele nos molde pelo Espírito Santo."