Neste devocional baseado em Malaquias 3: 13-18, o Senhor responde questionamentos repreensíveis que permeavam os corações nebulosos dos obstinados de Israel, alguns deles pensavam: É inútil servir a Deus diante dos soberbos e perversos que Deus os faz escapar. Qual a diferença entre o justo e o perverso, afinal? Deus o deixa escapar, enquanto à nós somos injustiçados, não somos recompensados.
Esses questionamentos repreensíveis perpassam por muitos cristãos ainda hoje, principalmente quando os seus vizinhos, colegas de trabalho e pessoas ao seu redor que parecem está com vidas tão boas, mesmo negando o Senhor cotidianamente, enquanto elas, as que servem tanto a Deus, passam por tantos problemas. Esse tipo de questionamento, como o dos obstinados de Israel, mostra falhas em conhecer o caráter de Deus, que jamais deixará impune o perverso. Diferente desse grupo obstinado, hipócrita, havia um grupo dos que temiam ao Senhor.
Diante de tudo isso, o próprio Senhor responde a eles dizendo que, enquanto vivemos neste mundo jamais será claro para nós a diferença entre o justo e o perverso, entre a utilidade em servir a Deus e não servir. Deus mostra que existe um dia em que tudo isso ficará claro, àquele dia preparado, o dia do SENHOR, onde neste dia ficará claro como o sol ao meio dia a diferença entre os justos e os perversos, a utilidade em servir a Deus e não servir..Os que temem ao Senhor - o seu tesouro particular - serão poupados e este dia será de alegria, salvação, enquanto que os perversos serão destruídos e este dia será para eles de infindáveis gemidos.
Portanto, meu irmão (ã), viva pela fé em Jesus, que neste dia determinado e preparado lhe salvará e poupará! Viva pela FÉ Nele.