No terceiro capítulo de MOJUBÁ, uma série do Umbandacast, o Exu que baixa no terreiro de Umbanda chega até nós. É no século 20 que a Umbanda ganha terreno entre as outras religiões afro-brasileiras. E também é nele que Exu foi ainda mais ressignificado. Em muitos escritos de autores umbandistas menos ligados às tradições africanas, o nosso protagonista não aparece mais como um Orixá e sim um espírito humano.
Não demorou muito até que Exu e outros elementos africanos fossem apagados dos cultos umbandistas até mais ou menos a metade do século passado. Além disso, a repressão contra religiões afro-brasileiras foi enorme durante o período em que Getúlio Vargas ficou no poder. Policiais tinham a permissão pra invadir e confiscar tudo aquilo que fosse entre aspas suspeito para o Estado.
Qual é a visão atual sobre o Exu da Umbanda? Será que de fato ele ainda é escondido dos cultos? Ou será que isso mudou? É sobre isso e outras coisas que eu vou falar nesse episódio.
****Como muita gente sabe, o Umbandacast é feito de forma 100% independente. O único apoio que recebemos é através dos nossos ouvintes, que contribuem mensalmente com a quantia que podem. Pra você que quer dar continuidade ao podcast e valoriza a produção de conteúdo independente, temos uma novidade bem legal! Agora, nós também estamos no Pic Pay, através do @umbandacast. Lá, você confere nossos planos mensais e recompensas por cada apoio dado. Lembrando que também temos a campanha do @apoia.se. Basta acessar apoia.se/umbandacast e se tornar um dos nossos apoiadores****
Créditos:
Imagem de capa: Paulo Ricardo
Entrevistados para o episódio: Matuka e Benê
Citados no episódio: Leal de Souza e Diana Brown
Livros: - Umbanda: Religion and Politics in Urban Brazil
- O Espiritismo, a magia e as Sete Linhas de Umbanda
Redes sociais do podcast - Instagram e Twitter: @umbandacast
*Esse episódio usou áudios de: Rádio Toques de Axé, Fundo Agência Nacional, Looperman e FreeSound.