Listen

Description

No segundo capítulo de MOJUBÁ, uma série do Umbandacast, faremos uma viagem até o final do século 19. Muita coisa aconteceu nesse período, inclusive a organização das religiões negras no Brasil. Foi assim então que no Rio de Janeiro, surgiu a macumba. Em Alagoas e Pernambuco, o Xangô. No Rio Grande do Sul, o batuque. No Maranhão, o tambor de mina. E na Bahia ele, o Candomblé.

Da mesma forma que os outros orixás, Exu também veio para o Brasil e foi incorporado às religiões de matriz africana. Nesse episódio, você conhecerá o lado mensageiro de Exu, aquele que leva e traz oferendas e informações entre o mundo dos orixás e o nosso. Os orixás se alimentam a partir do que nós, humanos, compartilhamos com eles, através das oferendas. Em troca, eles nos protegem, ajudam e dão identidade aos seus descendentes humanos.

É durante essa troca entre os humanos e os orixás que Exu aparece. Quer saber mais? É só dar play no episódio!

****Como muita gente sabe, o Umbandacast é feito de forma 100% independente. O único apoio que recebemos é através dos nossos ouvintes, que contribuem mensalmente com a quantia que podem. Pra você que quer dar continuidade ao podcast e valoriza a produção de conteúdo independente, temos uma novidade bem legal! Agora, nós também estamos no Pic Pay, através do @umbandacast. Lá, você confere nossos planos mensais e recompensas por cada apoio dado. Lembrando que também temos a campanha do @apoia.se. Basta acessar apoia.se/umbandacast  e se tornar um dos nossos apoiadores****

Créditos:

Imagem de capa: Paulo Ricardo

Entrevistada para o episódio: Iya Senzaruban

Citada no episódio: Mãe Beata de Yemonjá e Babalorixá Adailton Moreira

Documentário: A BOCA DO MUNDO - Exu no Candomblé

Texto: Exu, de Mensageiro a Diabo (REVISTA USP)

Redes sociais do podcast - Instagram e Twitter: @umbandacast

*Esse episódio usou áudios de: TV Cultura, Oka Comunicações, Rádio Toques de Axé, Grupo Ile Iya Tunde, Looperman e FreeSound.