Começando por aqui mais uma semana e mais uma edição da Resenha Inquieta que chega até você sempre num oferecimento do Sindilojas Porto Alegre. Hoje é segunda-feira, dia 21
- O número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil chegou a 160 milhões em todo o mundo. Isso representa um aumento de 8,4 milhões de meninas e meninos nos últimos quatro anos, de 2016 a 2020. Além deles, outros 8,9 milhões correm o risco de ingressar nessa situação até 2022 devido aos impactos da Covid-19, de acordo com um novo relatório da Organização Internacional do Trabalho e do Fundo das Nações Unidas para a Infância. É a primeira vez que essa triste estatística aparece nos últimos vinte anos. Que coisa horrível, ein?! Para reverter a tendência de aumento do trabalho infantil em nível global, a OIT e o UNICEF apresentam uma lista de recomendações que você pode conferir através do link:
https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/trabalho-infantil-aumenta-pela-primeira-vez-em-duas-decadas-e-atinge-um-total-de-160-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-no-mundo
- Pra dar uma renovada no ânimo, vamos a dados mais otimistas aqui pra nossa economia e pro setor de varejo da capital. O Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou levantamento para saber como está a percepção dos varejistas a respeito das vendas de produtos específicos para as estações mais frias do ano. Para 88% dos entrevistados, o movimento é considerado bom ou muito bom quanto à venda de roupas, calçados e itens de cama-mesa-e-banho. 43% afirmam que as vendas se assemelham às de 2019, último ano antes da crise provocada pela Pandemia. E, para 15% deles, os resultados estão, vejam só, até melhores! Outros 33% acreditam que estão vendendo menos se comparado ao mesmo período de 2019. Em relação ao movimento nas lojas, 49% acreditam que está alto e 39% opinam que está médio. Os que consideram a procura baixa por artigos de frio somam 12%. A expectativa para os próximos meses, segundo a grande maioria, mais precisamente 93% dos entrevistados, é que as vendas aumentem ou, pelo menos, se mantenham. O incremento esperado é de 22% em relação a 2019. O levantamento também identificou que, segundo a percepção dos lojistas, os porto-alegrenses estão priorizando adquirir somente o necessário e, ainda, preferindo mais o conforto do que a moda. A busca por preços mais baixos, a exigência em relação ao custo-benefício e a aquisição de menos itens por pessoa foram outras observações constatadas pelos entrevistados. Para saber mais detalhes da pesquisa, você já sabe, acesse o site do Sindilojas Porto Alegre:
https://sindilojaspoa.com.br/noticias/pesquisa-mostra-otimismo-dos-lojistas-com-as-vendas-de-artigos-de-inverno/
E a nossa resenha fica por aqui, amigas e amigos inquietos da capital! Uma ótima semana a todos, cuidem-se e até a próxima! Tchau!
Acompanhe a Resenha Inquieta no Spotify
https://open.spotify.com/show/76xnIp1nFfRYvE4SulNq4k
Lista de Grupos do PoA Inquieta:
https://poainquieta.com.br/conteudos/listas-de-grupos
www.poainquieta.com.br