Neste momento crítico que todos estamos passando, diante do comportamento da natureza, ora por estarmos perdendo tudo, ora por estarmos ilhados, ora por estarmos em condições, mesmo que precárias, de ajudar: vamos acalmar o coração! É hora de usar os canais competentes para nos mantermos informados, em especial a Defesa Civil do Estado.
Participar, dentro das possibilidades de cada um, é importante buscar a orientação em ações de voluntariado organizado, como da própria Defesa Civil. A orientação de equipes que tem certa experiência é o melhor para todos.
O link para cadastrar-se para voluntariar no Estado é:
https://casamilitar-rs.com.br/voluntariado/
Também é primordial continuar a atender aos chamados da Prefeitura e do Estado. Os poderes executivos têm as informações mais oficiais, em especial sobre a mobilidade, motorizada ou não.
Louvável tem sido a ajuda solidária que vem ocorrendo entre os integrantes do coletivo Poa Inquieta. São ações junto a comunidades que continuam a precisar de ajuda. Vamos nos manter atentos às realidades apontadas para oferecer respostas condizentes.
Vamos procurar postar nos nossos veículos de comunicação, em especial no WhatsApp, informações focadas que busquem uma ação prática, cuidando para as repetições não distraírem a atenção de quem quer ajudar. Não é o momento de apontar dedo voltado para responsáveis, todos em última instância, o somos. É necessário aprender a lidar com os eventos climáticos, colaborando na construção de estratégias a médio, curto e longo prazo. Precisamos derrubar barreiras entre público e privado, instâncias de poder e aprender a escutar e a propor, aprendendo a apresentar soluções alternativas orgânicas, com visão do todo e das interações entre as partes.
As ciências, há anos, já nos oferecem bons subsídios e resultados de experiências anteriores exitosas ou não. A solução está na reunião dos aprendizados que estamos acumulando, toda iniciativa é um subsídio a considerar.
Oremos pelas pessoas atingidas, sejamos solidários atentos à suas necessidades.
🌧️🏠✋🤝 *Sindilojas Porto Alegre é ponto de coleta de doações* - O Sindilojas Porto Alegre, consciente das recentes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, está atuando como ponto de coleta para doações. Desde a quinta-feira da semana passada, dia 2, na sede da entidade, localizada na Rua dos Andradas, 1234, 22º andar, estão sendo recebidos itens como água, cobertores, lençóis, materiais de limpeza e higiene pessoal, além de ração para cães e gatos. Todas as contribuições serão encaminhadas aos órgãos públicos para distribuição aos afetados. O Sindilojas também oferece apoio aos lojistas da capital e Alvorada. O horário de recebimento é das 8h às 18h.
https://sindilojaspoa.com.br/noticias/aviso-importante-sindilojas-porto-alegre-e-ponto-de-coleta/
Acompanhe a Resenha Inquieta no Spotify
https://open.spotify.com/show/76xnIp1nFfRYvE4SulNq4k
Siga nossas redes sociais!
www.facebook.com/portoalegreinquieta
Instagram @poainquieta
http://www.instagram.com/poainquieta
YouTube Porto Alegre Inquieta